Foco e Escopo

Apresentação: A Revista em Direitos Fundamentais e Democracia é um periódico online, de acesso aberto, com artigos publicados sob a licença Creative Commons BY, NC, SA. É  indexada nas principais bases de dados nacionais e internacionais.  Aceita artigos na sistemática de fluxo contínuo.

Com periodicidade quadrimestral, destaca-se nacionalmente e internacionalmente por publicar artigos na área de direito constitucional, direito internacional, direitos fundamentais e temas correlatos; sempre sob o enfoque dos direitos fundamentais, democracia e dos direitos humanos, buscando-se uma análise crítica dos temas pesquisados, de forma a valorizar a técnica e o rigor acadêmico. Publica artigos teóricos e empíricos de pesquisas nas diversas áreas que formam os estudos acima nominados.

Missão: Tornar-se um periódico de referência nacional e internacional, buscando critérios que valorizem os Direitos Fundamentais e a Democracia, pautando-se por uma visão crítica do tema, tanto no contexto nacional, quanto internacional.

Política de submissão: Serão aceitos artigos elaborados por pesquisadores doutores, desde que estejam dentro das regras e normas para a publicação da Revista, devendo ser observado o rigor acadêmico dos artigos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos serão submetidos à Revista de Direitos Fundamentais e Democracia devem ser inéditos, inovadores e com  análise crítica. Passam, ao menos por dois avaliadores pareceristas e que são pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras , pelo sistema  double blind review. Os pareceristas  poderão  considerar o artigo apto para publicação, recusar a publicação ou apto com correções. Nesta hipótese o artigo retorna ao autor para que efetue as devidas correções recomendadas pelo parecerista . Após as correções o artigo retorna ao parecerista para certificar  que as correções foram efetuadas e outra análise é realizada pelo Comitê Editorial.  Antes da publicação de cada número, o Comitê Editorial selecionará os artigos que irão compor a Edição, de forma a considerar os critérios de exgogenia do qualis ao qual a Revista está estratificada (A1), assim como demais requisitos dos indexadores nacionais e internacionais.

Periodicidade

Todo o conteúdo da RDFD, de periodicidade quadrimestral, é de acesso livre, gratuito e público, de forma a possibilitar o livre acesso às pesquisas, fomentando o intercâmbio cada vez maior de informações. O livre-acesso possibilita um maior crescimento na leitura e citação de trabalhos dos autores. A proposta de divulgação dos trabalhos dos autores foi elaborada com base no projeto denominado “Public Knowledge Project” (PKP da British Columbia University, Canadá). O Projeto PKP tem por finalidade contribuir para o incremento da qualidade acadêmica e pública da pesquisa, de forma a democratizar o acesso ao ensino de qualidade

Política de Acesso Livre

A Revista “Direitos Fundamentais e Democracia” (RDFD) é um com periodicidade quatrimestral, destaca-se nacionalmente e internacionalmente por publicar artigos na área de direito constitucional, direito intarnacional, direito da integração, sempre sob o enfoque dos direitos fundamentais, democracia e dos direitos humanos, sempre buscando-se uma análise crítica dos temas pesquisados, de forma a valorizar a técnica e o rigor acadêmico. Publica artigos teóricos e empíricos de pesquisas nas diversas áreas que formam os estudos acima nominados.

Missão: Tornar-se um periódico de referência nacional e internacional, buscando critérios que valorizem os Direitos Fundamentais e a Democracia, pautando-se por uma visão crítica do tema, tanto no contexto nacional, quanto internacional.

Política de submissão: Serão aceitos artigos elaborados por pesquisadores doutores, desde que estejam dentro das regras e normas para a publicação da Revista, devendo ser observado o rigor acadêmico dos artigos.

Indexação

A Revista de Direitos Fundamentais e Democracia possui periodicidade semestral e está indexada nas seguintes bases de dados:
VLEX,

Biblioteca do Senado (RVBI) ,

LATINDEX, 

IBCIT (SEER),

Catálogo Coletivo das Universidades da Catalunha - Espanha,

Biblioteca da Universidade de Barcelona,

Open Journal System,

Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (ACAAP),

Sherpa-Romeo,

Electronic Journals Library University Library of Regensburg - Germany,

Scirus,

DOAJ,

DIADORIM,

EBSCOHOST,

Universal Impact Factor,

BASE,

Academic Keys,

Cite Factor.

PROQUEST

Política de Gratuidade para o Envio e a Publicação de artigos científicos

Não são cobradas taxas de submissão de artigos ao periódico, tampouco pelo processo editorial e/ou publicação dos artigos selecionados.  Os artigos publicados são para fins divulgação da pesquisa científica.

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

O periódico está indexado nas principais bases de dados, nacionais e internacionais, sendo de acesso aberto e exclusivamente on line. Os artigos são avaliados pelo sistema double blind review e conta com pareceristas próprios e ad hoc. O periódico trabalha com a sistemática de fluxo contínuo de artigos e, excepcionalmente, pode realizar chamadas para volumes temáticos. A Instituição responsável pela publicação é o CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UniBrasil.