PROGRAMA DE PESQUISA SOBRE OS DIREITOS HUMANOS RELACIONADOS COM O DIREITO À EDUCAÇÃO: A contribuição dos trabalhos de pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, entre 2013-2018

  • Heraldo Elias Montarroyos UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
Palavras-chave: Direitos Humanos, Direitos Fundamentais, Integração, Democracia

Resumo

 

Esse estudo investigou o modo de produção das teses e dissertação da Faculdade de Direito, da Universidade de São Paulo, USP, Brasil, entre 2013-2018 e localizou uma série de ideias convergentes que foram utilizados na composição de um metaprograma de pesquisa dos “Direitos humanos relacionados com o Direito à educação”. No desenvolvimento desse estudo, cinco trabalhos acadêmicos foram transformados em programas de pesquisa, facilitando o diálogo entre os autores que aplicaram a mesma ontologia programática. Como resultado desse diálogo, ficou evidente que já existe um metaprograma de pesquisa mínimo sobre os “Direitos humanos relacionados ao Direito à educação”, praticado inconscientemente pelos autores, contendo uma estrutura lógica de raciocínio preocupada majoritariamente com a Política do Direito. A conclusão desse estudo é decorrente da aplicação bem-sucedida de dois modelos epistemológicos. O primeiro descreveu os componentes fundamentais do programa de pesquisa de cada autor e o segundo classificou as ontologias programáticas em duas abordagens distintas da Ciência Jurídica ligadas ao mesmo tema de pesquisa.

Palavras-chave: epistemologia aplicada; direitos humanos;

direito à educação; política do direito; programa de pesquisa.

Biografia do Autor

Heraldo Elias Montarroyos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
PROFESSOR ASSOCIADO 3 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ; FACULDADE DE DIREITO; DOUTOR EM FILOSOFIA DA CIÊNCIA, PELA USP; CIENTISTA POLÍTICO, PELO IUPERJ; PROFESSOR DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

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Publicado
2019-08-16