PESSOAS COM DEFICIÊNCIA X PLANOS DE SAÚDE: O TRATAMENTO DESIGUAL QUE AFRONTA A DIGNIDADE HUMANA

Autores

  • Taís Nader Marta

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência, Planos de Saúde, Dignidade Humana, Igualdade.

Resumo

O presente artigo ocupa-se em abordar a difícil realidade vivenciada pelas pessoas com deficiência, para usufruir dos benefícios contemplados nos Planos de Saúde, decorrentes do tratamento desigual que lhes é dispensado, quando da celebração do contrato, ao ser exigida a declaração inerente ao estado de saúde, ocasião em que deve ser informado se o aderente ao Plano de Saúde tem ou não certa deficiência, e em respondendo afirmativamente equiparado estará às pessoas que têm doenças preexistentes, o que resulta em diminuição da carência para fruição da cobertura dos benefícios respectivos. Concluem que esta exigência, bem como as conseqüências dela advindas refletem latente tratamento preconceituoso e desrespeitoso à esta categoria de pessoas, já que em hipótese alguma poderiam ser consideradas doentes, por efetivamente não o serem, atuação esta violadora do princípio da dignidade da pessoa humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Nader Marta

Possui Graduação de Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru - Instituição Toledo de Ensino. Especialista em Direito Processual ("Grandes Transformações do Processo") pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e em Direito Constitucional também pela Universidade do Sul de Santa Catarina e pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil - Secção de São Paulo - sob o nº 265.051. Professora do Curso de Direito da Faculdade Anhangüera de Bauru. Atualmente cursa Pós-Graduação Strictu Sensu (Mestrado em Direito), tendo como linha de pesquisa "SISTEMA CONSTITUCIONAL DE GARANTIAS", sob a coordenação do Livre-Docente Luiz Alberto David de Araujo, no Centro de Pós-Graduação da Instituição Toledo de Ensino em Bauru. Endereço eletrônico: [email protected].

Downloads

Publicado

17-12-2009

Como Citar

Marta, T. N. (2009). PESSOAS COM DEFICIÊNCIA X PLANOS DE SAÚDE: O TRATAMENTO DESIGUAL QUE AFRONTA A DIGNIDADE HUMANA. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 6(6). Recuperado de https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/145

Edição

Seção

Artigos