A PENA DE SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E A CONSTITUIÇÃO.

Autores

  • Nuno Coelho Universidade de São Paulo https://orcid.org/
  • Cristiana Fortini Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/

DOI:

https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v24i31682

Resumo

O presente artigo tem por objeto compreender o sentido constitucional da expressão “improbidade administrativa”, para, a partir disto, criticar a sua apropriação legislativa e jurisprudencial, especialmente no que concerne às sanções instituídas pela Lei 8429/92. Por meio da rememoração da história da expressão em nossa cultura constitucional republicana, e da aplicação de métodos de interpretação jurídica e constitucional, conclui-se que “improbidade administrativa”, em sentido constitucional, não compreende todo e qualquer ilícito cometido pelo agente político, mas apenas aquele que se reveste de certas características (maldade, deslealdade, imoral afronta ao princípio republicano) tais que fazem dele objeto de especial reprovação ético-política – de tal sorte que a sua configuração, capaz de atrair a sanção de suspensão dos direitos políticos, apenas pode dar-se nas hipóteses em que tais características estejam presentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana Fortini, Universidade Federal de Minas Gerais

Cristiana Fortini é Advogada e Professora. Doutora em Direito Administrativo pela UFMG. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais e da Faculdade Milton Campos. Foi Visiting Scholar na George Washington University e Professora Visitante na Universidade de Pisa, Itália.

Downloads

Publicado

10-12-2019

Como Citar

Coelho, N., & Fortini, C. (2019). A PENA DE SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E A CONSTITUIÇÃO. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 24(3), 96–118. https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v24i31682