ACESSO À ÁGUA: UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA AMBIENTAL EM UM CONTEXTO DE GLOBALIZAÇÃO E CONSUMISMO

Autores

  • Márcio Frezza Sgarioni Universidade de Caxias do Sul
  • Rogerio Santos Rammê Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Justiça ambiental, Globalização, Água

Resumo

O artigo analisa as três fases do capitalismo de consumo demonstrando que os novos padrões têm se revelado como um fator preponderante no aumento da poluição e da exploração dos recursos naturais. O consumismo é impulsionado por uma ideologia de mercados globalizados tornando mais evidente o conteúdo econômico do núcleo da crise ambiental. O acesso à água também está envolvido nesse problema, salientando que a manutenção dos atuais padrões de consumo reduzirá o estoque de água ocasionando futuros conflitos geopolíticos. Assim, uma legislação coerente e políticas públicas que pautem o acesso à água pela via da justiça ambiental poderá indicar um modo de proteção desse bem para as presentes e futuras gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Frezza Sgarioni, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Advogado.

Rogerio Santos Rammê, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Assessor jurídico no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Membro da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA).

Downloads

Publicado

14-06-2012

Como Citar

Sgarioni, M. F., & Rammê, R. S. (2012). ACESSO À ÁGUA: UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA AMBIENTAL EM UM CONTEXTO DE GLOBALIZAÇÃO E CONSUMISMO. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 11(11), 202–223. Recuperado de https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/170