Secularização e Liberdade Religiosa na sociedade Estadunidense: Ponderações histórico-sociais e o posicionamento da Suprema Corte

Autores

  • Francielli Morêz Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
  • Estefânia Maria Queiroz Barboza Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil

Palavras-chave:

Jurisprudência. Liberdade religiosa. Secularização. Suprema Corte dos EUA.

Resumo

Com o fito de trazer à luz alguns entendimentos jurisprudenciais emitidos pela Suprema Corte dos Estados Unidos da América acerca do secularismo e do exercício do direito de liberdade religiosa em seu território, apresenta-se este trabalho em uma formatação bipartida. Para a finalidade acima exposta, a referida configuração textual possibilita, em sua primeira parte, a exposição de considerações históricas e dos conceitos operacionais básicos inerentes à temática aqui proposta. Em sua segunda parte, o texto em questão alberga ponderações teórico-doutrinárias e análises jurisprudenciais, estas últimas emitidas pela Suprema Corte dos EUA e inerentes ao amparo ora de posições secularistas, ora de posições favoráveis ao exercício da liberdade religiosa naquele país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielli Morêz, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil

Bacharel em Direito pela PUCPR, Especialista em Sociologia Política pela UFPR e Mestranda em Direitos Fundamentais e Democracia pela UniBrasil. Professora de graduação da Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER e do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Professora de especialização em Direito do Trabalho da PUCPR. Advogada integrante da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/PR e Pesquisadora do Núcleo de Direito Internacional da PUCPR e da Plataforma de Análises Acadêmicas em Relações Internacionais e América do Sul - PATRIAS, da UniBrasil. Endereço junto à Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3947543333768276.

Estefânia Maria Queiroz Barboza, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil

Bacharel em Direito pela UFPR, Mestre e Doutora em Direito Econômico e Social pela PUCPR. Professora dos cursos de Graduação e de Mestrado em Direito da UniBrasil. Advogada integrante da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/PR e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Direito Constitucional da UniBrasil - NUPECONST. Endereço junto à Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/7537205951629432.

Downloads

Publicado

10-06-2015

Como Citar

Morêz, F., & Queiroz Barboza, E. M. (2015). Secularização e Liberdade Religiosa na sociedade Estadunidense: Ponderações histórico-sociais e o posicionamento da Suprema Corte. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 17(17), 91–108. Recuperado de https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/310