A PROTO-HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS

Autores

  • Alberto de Magalhães Franco Filho Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Palavras-chave:

História do Direito, Proto-História, Direitos Humanos Fundamentais.

Resumo

Os direitos humanos fundamentais são direitos essencialmente históricos, valorados em distintas épocas, de diferentes maneiras. Portanto para uma compreensão de sua atual formatação é imperioso o estudo de sua trajetória histórica. No presente trabalho procura-se referenciar, dentre inúmeros acontecimentos históricos, aqueles considerados mais relevantes para a formação inaugural da concepção reveladora de tais direitos. Para tanto será analisado o período denominado de proto-história desses direitos, que compreende o lapso histórico do aparecimento da noção de dignidade humana até a inequívoca afirmação histórico-documental dos direitos humanos fundamentais no âmbito das declarações de direitos das revoluções americana e francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto de Magalhães Franco Filho, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Mestre em Direitos Coletivos, Cidadania e Função Social pela Universidade de Ribeirão Preto/UNAERP, Professor Efetivo Assistente da Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba.

Downloads

Publicado

30-06-2010

Como Citar

Franco Filho, A. de M. (2010). A PROTO-HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 7(7), 188–208. Recuperado de https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/43