UNIÃO EUROPÉIA, HISTÓRIA E INSTITUIÇÕES: O FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM O TRATADO REFORMADOR E DISCUSSÕES SOBRE NOVOS ALARGAMENTOS

Autores

  • Lucio Jablonski Junior Faculdades Integradas do Brasil, Curitiba, Paraná Brasil

Palavras-chave:

União européia. Integração regional. Tratado reformador. Turquia.

Resumo

A integração regional pode ser um meio eficiente de enfrentar os desafios da economia e do mundo globalizado nos tempos atuais. A busca por esta saída tem várias explicações, Eduardo Biacchi Gomes aponta como principais as econômicas, pacifistas, sociais, culturais etc. Mas principalmente as econômicas, visando condições de melhor competir no mercado internacional.
O processo integracionista na Europa, que teve início em 18 de abril de 1951 com a assinatura do Tratado de Paris que instituiu a Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), com os objetivos principais de manter a paz num continente assolado por inúmeras guerras e de reconstruir este continente destruído pela Segunda Guerra Mundial, segundo Elizabeth Accioly3, tem atualmente grandes desafios a serem enfrentados.
Neste trabalho pretende-se abordar os principais pontos da história da União Européia (UE), a consolidação de suas instituições supranacionais e os desafios da integração no início deste século XXI, entre eles a elaboração e ratificação do Tratado Reformador e a questão da entrada de novos países no bloco, em especial a discussão acerca do caso da Turquia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucio Jablonski Junior, Faculdades Integradas do Brasil, Curitiba, Paraná Brasil

http://lattes.cnpq.br/0011551326068336

Downloads

Publicado

17-12-2007

Como Citar

Junior, L. J. (2007). UNIÃO EUROPÉIA, HISTÓRIA E INSTITUIÇÕES: O FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM O TRATADO REFORMADOR E DISCUSSÕES SOBRE NOVOS ALARGAMENTOS. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 2(2). Recuperado de https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/194

Edição

Seção

Artigos