DIREITOS FUNDAMENTAIS, PRINCÍPIOS PENAIS CONSTITUCIONAIS E GARANTISMO PENAL

Autores

  • André Pedrolli Serretti Faculdades Milton Campos - Brasil

Palavras-chave:

Teoria do Garantismo Penal. Valores Constitucionais. Tutela de Direitos Fundamentais. Princípios Penais Constitucionais.

Resumo

O paradigma do Estado Constitucional de Direito, produto mais avançado das experiências históricas da relação entre o Estado e a sociedade, está calcado na noção de ser humano, transportada ao Direito através do princípio da dignidade humana. A busca de meios, através de valores constitucionais, que assegurem condição digna ao indivíduo perante a sociedade e o Estado, deve ser o maior desafio de qualquer jurista interessado na efetividade do essencial objetivo visado pelo próprio direito – a pacificação social. Se o direito não for utilizado como mecanismo ativo de transformação social para a garantia de direitos fundamentais, individuais e coletivos, de nada valerá a sua existência como pilar de sustentação do aparato estatal. O presente artigo disserta sobre o Garantismo Penal, teoria que visa à tutela de direitos fundamentais, através do direito penal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Pedrolli Serretti, Faculdades Milton Campos - Brasil

Downloads

Publicado

06-07-2012

Como Citar

Serretti, A. P. (2012). DIREITOS FUNDAMENTAIS, PRINCÍPIOS PENAIS CONSTITUCIONAIS E GARANTISMO PENAL. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 6(6). Recuperado de https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/237

Edição

Seção

Artigos