APONTAMENTOS SOBRE O MÉTODO EMPREGADO POR PIERRE BOURDIEU NAS CIÊNCIAS SOCIAIS E A SUA REPERCUSSÃO NO ÂMBITO JURÍDICO

Autores

  • Sérgio Reis Coelho Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Katya Kozicki Universidade Federal do Paraná e Pontificia Universidade Católica do Paraná
  • Paula Josiane Almeida

Resumo

O presente artigo tem por proposta refletir sobre o método empregado por Pierre Bourdieu no âmbito das ciências sociais e a sua repercussão no âmbito jurídico. Parte-se do princípio de que este autor criou conceitos que modificaram, profundamente, o pensar e agir sociológico, dando nova leitura à corrente em que estava inserido, o estruturalismo. Defende-se que Bourdieu utilizou em suas obras o método hipotético-dedutivo, pois após desenvolver suas categorias de pensamento (habitus, campos, capital, etc.) criava uma hipótese e a colocava à prova, à experimentação, unindo teoria e prática. Como método de procedimento, fez uso do etnográfico, bem como utilizou, abundantemente, o levantamento de dados e as entrevistas como técnicas de pesquisa. Conclui-se que a contribuição de Bourdieu e de seu método de pesquisa abriu novos caminhos no desenvolvimento das ciências sociais, impactando o direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Reis Coelho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

É graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É Especialista em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra - Portugal (FDUC). É Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.É Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí desde 2002. Desenvolve estudos no âmbito do Direito Constitucional, Direitos Humanos, Teoria e Filosofia do Direito.

Katya Kozicki, Universidade Federal do Paraná e Pontificia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1986) e graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1988). Mestrado em Filosofia e Teoria do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Direito, Política e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Visiting Researcher Associate no Centre for the Study of Democracy, University of Westminster, Londres, 1998-1999. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professora adjunta da Universidade Federal do Paraná.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos e democracia, justiça de transição, filosofia do direito, filosofia política e hermenêutica jurídica. Integrou o Comitê de Avaliação da área de Direito da CAPES (triênio 2008-10).É pesquisadora (bolsista de produtividade em pesquisa) do CNPq, nível 2.

Paula Josiane Almeida

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras - FAFI de União da Vitória e Especialista em Metodologia da Ação Docente pelo Centro Universitário de União da Vitória - UNIUV

Downloads

Publicado

04-06-2013

Como Citar

Coelho, S. R., Kozicki, K., & Almeida, P. J. (2013). APONTAMENTOS SOBRE O MÉTODO EMPREGADO POR PIERRE BOURDIEU NAS CIÊNCIAS SOCIAIS E A SUA REPERCUSSÃO NO ÂMBITO JURÍDICO. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 13(13), 64–80. Recuperado de https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/299