A Revolução dos Direitos Humanos e a Expansão do Judicial Review nos Estados Contemporâneos

Autores

  • Estefânia Maria Queiroz Barboza Faculdades Integradas do Brasil, Curitiba, Paraná Brasil

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Sistemas de Civil Law e Common Law, Jurisdição Constitucional

Resumo

O presente artigo busca analisar o impacto da chamada Revolução dos direitos humanos, ocorrido após a II Guerra Mundial, que levou à expansão do judicial review em alguns Estados contemporâneos. Estuda o impacto da Convenção Europeia de Direitos Humanos nos Estados Europeus, bem como a vinculação das Cortes Constitucionais nacionais à jurisprudência da Corte Europeia de Direitos Humanos, aprofundando mais detidamente a mudança ocorrida na Inglaterra a partir do Human Rights Act de 1998 e do Constitutional Act de 2005, que culminou com a criação de uma Suprema Corte naquele país. Por fim, traz ainda o impacto dos direitos humanos no controle de fundamentalidade presente na França e na Nova Zelândia, demonstrando um ponto comum de aproximação material entre os sistemas de civil law e common law a partir do controle de constitucionalidade que tem por parâmetro os direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estefânia Maria Queiroz Barboza, Faculdades Integradas do Brasil, Curitiba, Paraná Brasil

Mestre e Doutora em Direito pela PUCPR, Visiting Researcher na Osgoode Hall Law School (2008-2009), Professora de Direito Constitucional dos Programas de Graduação e Mestrado da UniBrasil, Líder do NUPECONST – Núcleo de Pesquisa em Direito Constitucional da Unibrasil, advogada em Curitiba. Email: [email protected].

Downloads

Publicado

04-06-2013

Como Citar

Barboza, E. M. Q. (2013). A Revolução dos Direitos Humanos e a Expansão do Judicial Review nos Estados Contemporâneos. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 13(13), 42–63. Recuperado de https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/295