Substância ética e liberdade política em Hegel
DOI:
https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v22i2705Palavras-chave:
Hegel, Estado, Substância Ética, Democracia, Crítica ao contratualismo.Resumo
O presente artigo pretende abordar, a partir de uma análise esmiuçada do parágrafo 513 da obra de G. W. F. Hegel “Enciclopédia das Ciências Filosóficas” e do trabalho de comentários de Charles Taylor “Hegel: Sistema, Método e Estrutura” um dos aportes centrais da análise de Hegel acerca da Filosofia do Estado e do Direito, isto é, o cerne da substância ética e da liberdade política em seu sistema filosófico, o Estado. Sustenta-se que o Estado em Hegel, concebido como vida em sociedade política organizada, é a realização da racionalidade, a concretização da História e o último estágio do desenvolvimento do Espírito na visão do filósofo. Tal conclusão é essencial para se estabelecer a partir de que se erige a sociedade atual para além da clássica teoria contratualista.
Palavras-Chave: Hegel; Estado; Substância Ética; liberdade política; Crítica ao contratualismo.
Downloads
Referências
ARANTES, Paulo Eduardo. Vida e Obra. In. HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1999.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Enciclopédia das ciências filosóficas em compêndio: 1830. Tomo III: Filosofia do Espírito. Trad. de Paulo Meneses. São Paulo: Loyola, 1995.
_____. Princípios da Filosofia do Direito. Trad. de Orlando Vitorino. Lisboa Guimarães Editores, 1990.
KANT, Immanuel. Introdução ao Estudo do Direito: Doutrina do Direito. Trad. de Edson Bini. Bauru: Edipro, 2007.
SALGADO, Joaquim Carlos. A ideia de justiça em Kant. 3ª ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2012.
SAÑA, Heleno. La Filosofía de Hegel. Madrid: Editorial Gredos, 1983.
TAYLOR, Charles. Hegel: Sistema, Método e Estrutura. 1ª ed. Trad. de Nélio Schneider. São Paulo: É Realizações, 2014.
VAZ, Henrique Cláudio de Lima. A dialética da História em Hegel. In. _____. A formação do pensamento de Hegel. São Paulo: Loyola, 2014.
_____. Introdução à Ética Filosófica 1. 6ª ed. São Paulo: Loyola, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da RDFD com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.