AS AFINIDADES ELETIVAS ENTRE O DIREITO E A ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE CLIFFORD GEERTZ
Keywords:
Direito. Antropologia. Configurações Culturais.Abstract
No viés da interdisciplinaridade e tendo como fio condutor a figura literária das afinidades eletivas, cunhada em obra da maturidade por Goethe, este texto propõe uma reflexão acerca das instâncias de interlocução, limites e possibilidades do diálogo entre o Direito e a Antropologia, no itinerário do ir-e-vir da hermenêutica-interpretativista de Clifford Geertz. As afinidades eletivas entre Direito e Antropologia serão tomadas aqui, em sentido estrito, como expressão de configurações culturais – o todo considerado nãoapenas como a soma das partes, mas um resultado de um arranjo único e de uma interrelação das partes, o que constitui uma nova entidade – para daí, procurar revelar as continuidades e as descontinuidades entre essas duas formas de operacionalização e compreensão da realidade social.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
30-06-2010
How to Cite
Both, L. G. (2010). AS AFINIDADES ELETIVAS ENTRE O DIREITO E A ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE CLIFFORD GEERTZ. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 7(7), 412–424. Retrieved from https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/247
Issue
Section
Artigos
License
Copyrights for any articles published in the journal are given to the author and RDFD with first publication rights granted to the Journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, for educational and other non-commercial purposes in accordance with the creative commons.