DEVERES FUNDAMENTAIS: CONTRIBUIÇÕES AO DESENVOLVIMENTO DAS “VIRTUDES CÍVICAS”, DO “CAPITAL SOCIAL” E DA “CONFIANÇA”
DOI:
https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v24i11419Resumen
O artigo trata do processo de reaproximação entre Estado e sociedade civil, por meio dos “deveres fundamentais”, categoria jurídica autônoma cujo resgate contribui para o desenvolvimento das “virtudes cívicas” (Höffe), do “capital social” (Putnam) e da “confiança” (Fukuyama). Adotou-se para a pesquisa, o método de levantamento bibliográfico sobre os temas em um sentido indutivo, partindo das teorias sociais para observar as contribuições do elemento normativo nesses processos, tendo como eixo um tema de indignação, qual seja, o individualismo excessivo que traduz todos os desejos humanos em “direitos subjetivos”, perdendo de vista a noção de deveres perante os outros e perante a sociedade.
Descargas
Citas
BANDIERI, Luís María. Derechos fundamentales ¿y deberes fundamentales?. In LEITE, George Salomão; SARLET, Ingo Wolfgang; CARBONELL, Miguel (Orgs.). Direitos, deveres e garantias fundamentais. Salvador: JusPodivm, 2011. p. 211-244.
BENTO XVI, PP. Carta Encíclica Caritas in Veritate. Libreria Editrice Vaticana. Vaticano, 2009. Disponível em <http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/encyclicals/documents/hf_ben-xvi_enc_20090629_caritas-in-veritate.html>. Acesso em 21 de out. 2017.
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
BRASIL, Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em 16.6.2017.
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 7.ed. 17. reimp. Coimbra: Almedina, 2006.
CARBONE, Carmelo. I doveri pubblici individuali nella Constituzione. Dott. A. Giuffré Editore: Milano, 1968.
CASTANHEIRA NEVES, A. Pessoa, direito e responsabilidade. RPCC, 6. 1996.
FUKUYAMAN, Francis. Confiança: as virtudes sociais e a criação da prosperidade. Tradução de Alberto Lopes. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1996.
HÖFFE, Otfried. Visão República mundial: democracia na era da globalização. In OLIVEIRA, Nythamar Fernandes de; SOUZA, Draiton Gonzaga de (orgs.). Justiça e Direito. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2003.
HÖFFE, Otfried. A Democracia no mundo de hoje. Tradução de Tito Lívio Cruz Romão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
MAINO, Carlos Alberto Gabriel. Derechos fundamentales y la necesidad de recuperar los deberes: aproximación a la luz del pensamiento de Francisco Puy. In LEITE, George Salomão; SARLET, Ingo Wolfgang; CARBONELL, Miguel (Orgs.). Direitos, deveres e garantias fundamentais. Salvador: JusPodivm, 2011. p. 19-44.
NABAIS, José Casalta. Estudos de Direito Fiscal: por um Estado fiscal suportável. Coimbra: Almedina, 2005.
NABAIS, José Casalta. Por uma liberdade com responsabilidade: estudos sobre direitos e deveres fundamentais. Coimbra editora: Coimbra, 2007.
NABAIS, José Casalta. O Dever fundamental de pagar impostos: contributo para a compreensão constitucional do estado fiscal contemporâneo. 4ª reimpressão. Coimbra: Almedina, 2015.
NABAIS, José Casalta. A face oculta dos direitos fundamentais: os deveres e os custos dos direitos. Disponível em <http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/15184-15185-1-PB.pdf>. Acesso em 16.6.2017.
NOVAIS, Jorge Reis. Contributo para uma Teoria do Estado de Direito. Coimbra: Almedina, 2013.
ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração da Conferência de Estocolmo (1972). Disponível em <https://nacoesunidas.org/agencia/onumeioambiente/>. Acesso em 2 julho 2017.
PECES-BARBA MARTÍNEZ, Gregorio. Los Deberes fundamentales. Estado y Derecho. Madrid, 1988.
PECES-BARBA MARTÍNEZ, Gregorio. Los deberes fundamentales. Doxa. n. 4. Alicante, 1987. p. 329-341.
PUTNAM, Robert D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. 3.ed. Tradução de Luiz Alberto Monjardim. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
PUY MUÑOZ, Francisco. Sobre la antinomia derechos humanos y deberes humanos. In: Horizontes de la filosofía del derecho: homenaje a Luís García San Miguel. Tomo 1. Universidad de Alcalá, 2002.
ROBLES, Gregório. Os direitos fundamentais e a ética na sociedade atual. São Paulo: Editora Manole, 2005.
RODOTÁ, Stefano. Il diritto di avere diritti. Roma-Bari: Laterza, 2012.
ROMANO, Santi. Doveri, obblighi e poteri, potestà: frammenti di un dizionario giuridico Milano, 1983.
VIEIRA DE ANDRADE, José Carlos. Os direitos fundamentais na Constituição da República portuguesa de 1976. 5.ed. Coimbra: Almedina, 2012.
VIOLANTE, Luciano. Il doveri di avere doveri. Torino: Giulio Einaudi Editore, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da RDFD com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.