A EDH NA EDUCAÇÃO BÁSICA SEGUNDO O PMEDH E O PNEDH: DIREITO UNIVERSAL E PRÁTICA QUE RESGUARDA A DIVERSIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v24i21493

Palabras clave:

Educação básica, EDH, PMEDH, PNEDH / Basic Education, HRE, WPHRE, NHREP

Resumen

A partir de uma pesquisa teórico-normativa e descritiva, busca-se descrever a Educação em Direitos Humanos (EDH) na educação básica, que está traçada na 1ª fase do Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos (PMEDH) e no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Consoante o primeiro, a EDH na educação básica é direito de todas as crianças, e prática educativa que deve ser desenvolvida nos sistemas de ensino primário e secundário; e, segundo o último, ainda, na comunidade escolar em interação com a comunidade local. Constata-se que a concepção de EDH contida nesses documentos é permeada pelo elemento da universalidade, havendo resguardo da diversidade quanto à prática. 

 

Based on a normative and descriptive research, the goal is to describe Human Rights Education (HRE) in basic education that is outlined in the first phase of the World Program for Human Rights Education (WPHRE) and in the National Human Rights Education Plan (NHREP). According to first, HRE in basic education is the right of all children and the educational practice that must be developed in primary and secondary education systems; and, according to latter, still in the interation between the school community and the local community. It is verified that the concept of HRE contained in these documents is permeated by universality, protecting the diversity in the practice.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiani Pereira de Morais Gonzalez, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Direitos Humanos e Desenvolvimento na Universidade Federal da Paraíba.

Maria Creusa de Araújo Borges, Universidade Federal da Paraíba

Professora Doutora do Departamento de Direito Privado e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB, Brasil. Advogada e membro da Academia de Letras Jurídicas de Olinda. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Direitos Humanos (CNPq).

Citas

ALMEIDA, Ana Lia. Ideologia e Direitos Humanos: para além do universalismo e do relativismo. 2014. Disponível em: <http://publicadireito.com.br/artigos/?cod=ba9d98e8e5404117>. Acesso em: 15 de janeiro de 2018, às 10h00min.

ASSUNÇÃO, Thiago. Educação em Direitos Humanos. In.: SILVA, Eduardo Faria; GEDIEL, José Antônio Peres Gediel; TRAUCZYNSKI, Silvia Cristina (Org.). Direitos Humanos e Políticas Públicas. Curitiba, Universidade Positivo, 2014, p. 85-98.

BAXI, Upendra. Educação em Direitos Humanos: Promessa do Terceiro Milênio? In.: CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. Educação em Direitos Humanos para o Século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007, p. 227-244.

BORGES, Maria Creusa de Araújo. Princípios norteadores da educação em direitos humanos na instituição universitária. Verba Juris, ano 7, nº 7, Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas, João Pessoa, UFPB, p. 133-175, jan./dez. 2008.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Brasília: SEDH/MEC/MJ/ UNESCO, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2191-plano-nacional-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 01 de setembro de 2018, às 10h00min.

______. Ministério de Educação e Cultura. LDB – Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

CARBONARI, Paulo César. Educação em Direitos Humanos: esboço de reflexão conceitual. 2006. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/carbonari/carbonari_edh_reflexao_conceitual.pdf>. Acesso em: 16 de janeiro de 2018, às 09h00min.

DOUZINAS, Costas. O fim dos direitos humanos. Tradução de Luzia Araújo. São Leopoldo: Unisinos, 2009.

FLORES, Joaquín Herrera. Direitos humanos, interculturalidade e racionalidade de resistência. In.: Sequência. V. 23. N. 44. 2002, p. 9-29. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15330/13921> Acesso em: 20 de janeiro de 2018, às 17h00min.

NÁDER, Alexandre Antonio Gili. PNDH e PNEDH: fontes e articulações. In.: FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra; ZENAIDE, Maria de Nazaré Taves; NÁDER, Alexandre Antonio Gili (Orgs.). Educando em direitos humanos: fundamentos histórico-filosóficos e político-jurídicos. João Pessoa: Editora da UFPB, 2016, p.127-135.

ONU. Declaração e Programa de Ação de Viena. 1993. Disponível em: <https://www.oas.org/dil/port/1993%20Declara%C3%A7%C3%A3o%20e%20Programa%20de%20Ac%C3%A7%C3%A3o%20adoptado%20pela%20Confer%C3%AAncia%20Mundial%20de%20Viena%20sobre%20Direitos%20Humanos%20em%20junho%20de%201993.pdf> . Acesso em: 01 de setembro de 2018, às 15h00min.

______. DECLARAÇÃO Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: <http://www.onu.org.br/img/2014/09/DUDH.pdf>. Acesso em: 01 de setembro de 2018, às 16h20min.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o Direito Constitucional Internacional. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

SILVA, Marília Ferreira; PEREIRA, Erick Wilson. Universalismo X Relativismo: um entrave cultural ao projeto de humanização social. In.: OLMO, Florisbal de Souza Del; GUIMARÃES, Antonio Marcio da Cunha; CARDIN, Valéria Silva Galdino (Coord.). Organização CONPEDI/UNINOVE. Direito Internacional dos Direitos Humanos I. 2013. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=74105d373a71b517>. Acesso em: 18 de janeiro de 2018, às 17h00min.

SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma. Educação em Direitos Humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. 2013. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12315/8740>. Acesso em: 24 de janeiro de 2018, às 19h00min.

SILVA, Margarida Sônia Marinho do Monte; ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. Plano de Ação em Educação em e para Direitos Humanos na Educação Básica. In.: DIAS, Adelaide Alves; ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares; FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra. Educando em direitos humanos: fundamentos educacionais. João Pessoa: Editora da UFPB, 2016, p. 101-115.

TIBBITTS, Felisa; FERNEKES, Willian R. Human Rights Education. In.: TOTTEN, Samuel; PEDERSEN, Jon E. Teaching and studying social issues: major programs and approaches EUA: IAP, 2010, p. 87-118. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=3fwnDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA87&dq=human+rights+education+&ots=quborbMsfz&sig=_nWJQKW_aBCL9RhoeGIG7tGwwLI#v=onepage&q=human%20rights%20education&f=false>. Acesso em: 26 de janeiro de 2018, às 20h00min.

TOSI, Giuseppe; FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra. Educação em Direitos Humanos nos sistemas internacional e nacional. In.: FLORES, Elio Chaves; FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra; MELO, Vilma de Lurdes Barbosa e. Educação em Direitos Humanos & Educação para os Direitos Humanos. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014, p. 37-63.

UNESCO. Plano de Ação: Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos. Primeira Etapa. Nova York e Genebra, 2006.

ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. Educação em e para os direitos humanos: conquista e direito. 2008. Disponível em: <http://www.cchla.ufpb.br/redhbrasil/wp-content/uploads/2014/04/EDUCA%C3%87%C3%83O-EM-E-PARA-OS-DIREITOS-HUMANOS-CONQUISTA-E-DIREITO.pdf>. Acesso em: 20 de janeiro de 2018, às 14h00min.

Publicado

16-08-2019

Cómo citar

Pereira de Morais Gonzalez, C., & de Araújo Borges, M. C. (2019). A EDH NA EDUCAÇÃO BÁSICA SEGUNDO O PMEDH E O PNEDH: DIREITO UNIVERSAL E PRÁTICA QUE RESGUARDA A DIVERSIDADE. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 24(2), 315–337. https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v24i21493