A DEMOCRACIA SINDICAL NO BRASIL
REFLEXÕES SOBRE A EXTENSÃO E OS LIMITES DOS DIREITOS DE PARTICIPAÇÃO NA VIDA SINDICAL
DOI:
https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v26i31878Resumo
O presente artigo, mediante modelo metodológico teórico aplicado, analisa a democracia sindical no Brasil e realiza reflexões sobre a extensão e os limites do pluralismo, da tolerância e dos direitos de participação na vida sindical com o objetivo de trazer aos olhos dos intérpretes a necessidade dar prevalência aos valores democráticos quando colidam com os direitos de liberdade sindical coletiva organizacional. Entre as mais relevantes conclusões, destaca-se a tese segundo a qual a eficácia horizontal dos direitos fundamentais traz para as relações entre dirigentes e dirigidos na vida sindical os mesmo valores democráticos exigíveis do Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luciano Dorea Martinez Carreiro, Gilberto Sturmer

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da RDFD com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.