FILTRO BOLHA E BIG NUDGING

A DECOMOCRACIA PARTICIPATIVA NA ERA DOS ALGORÍTIMOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v27i32275

Resumo

O presente artigo trabalha com a hipótese de que há uma correlação atual – embora possa parecer inicialmente estranha ou distante– entre os seguintes conceitos: democracia, Inteligência Artificial (I.A), big data e machine learning. Sustenta que a democracia – no que tange à participação política nas escolhas do Estado – é frontalmente impactada, hoje, por dois grandes fatores tecnológicos: a) a ideia de filtro bolha, conceito criado para delimitar o resultado proveniente da atuação dos algoritmos que são utilizados nas atividades online para personalizar o conteúdo apresentado ao usuário a partir de suas atividades; e b) por meio do Big Nudging, termo cunhado para definir a combinação de técnicas de nudging – arquitetura da escolha – com as ferramentas de big data, na qual os perfis dos cidadãos são coletados, construídos e utilizados como diretrizes para a elaboração de políticas governamentais públicas e manipulação ideológica. Ademais, defende que embora a tecnologia possa ser uma eventual ameaça para a participação política, existe um ponto positivo relevante, residente na aproximação das esferas participativas por meio dos recursos das redes sociais. No que tange à metodologia, os objetivos são explorados a partir do método indutivo, de maneira descritiva e explicativa, pautando-se precipuamente em textos bibliográficos e pesquisas sobre a temática.

Palavras-chave: Nudging; Inteligência Artificial; Filtro Bolha; Democracia; Big Data.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARAYBAR-FERNÁNDEZ, A. et al. Evaluation of emotional responses to television advertising through neuromarketing. Comunicar, v. 25, n. 52, p. 19–28, 1 jul. 2017.

BELLMAN, Richard. Artificial Intelligence: Can Computers Think?. Boston: Thomson Course Technology, 1978. 146 p.

BOBBIO, Norberto, MATTEUCCI, Nicola, PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: UNB, 2004.

BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Barueri: Gen Atlas, 2000. 720 p.

CASTELLS, Manuel. Communication Power. Nova York: Oxford University Press, 2009.

CLARAMUNT, Jorge Castellanos. La democracia algorítmica: inteligencia artificial, democracia y participación política. Revista General de Derecho Administrativo, València, n. 50, p. 1-32, jan. 2019.

CONSTANT, Benjamin. A liberdade dos antigos comparada à dos modernos. São Paulo: Edipro, 2020. 80 p.

FINLEY, M. I.. O Legado da Grécia. Brasília: Unb, 1998. 524 p.

HANSEN, P. G. The Definition of Nudge and Libertarian Paternalism: Does the Hand Fit the Glove? European Journal of Risk Regulation, v. 7, n. 1, p. 155–174, mar. 2016.

HARARI, Yuval Noah. A tecnologia permitirá ‘hackear’ seres humanos. 2018. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/20/eps/1534781175_639404.html. Acesso em: 11 jan. 2021.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens - Uma Breve História da Humanidade. Porto Alegre: L&pm, 2015. 464 p.

HAUGELAND, John. Artificial intelligence: The very idea. Cambridge: Mit, 1985. 287 p.

HOLLIHAN, T. A. Uncivil wars: political campaigns in a media age. 2nd ed ed. Boston: St. Martin’s, 2009.

KURBAN, Can; PEÑA-LOPEZ, Ismael; HABERER, Maria. What is technopolitics?: a conceptual scheme for understanding politics in the digital age july 2016. In: CONFERENCE ON INTERNET, LAW & POLITICS, 12., 2016, Barcelona. Proceedings of the 12th International Conference on Internet, Law & Politics. Barcelona: Uoc-Huygens Editorial, 2016. p. 499-519.

KURZWEIL, Ray. The Age of Intelligent Machines. Cambridge: Mit Press, 1990. 580 p.

MCAFEE, Andrew; BRYNJOLFSSON, Erik. Big Data: the management revolution. The Management Revolution. 2012. Disponível em: https://hbr.org/2012/10/big-data-the-management-revolution. Acesso em: 06 jan. 2021.

MULHOLLAND, Caitlin Sampaio. Dados pessoais sensíveis e a tutela de direitos fundamentais: uma análise à luz da lei geral de proteção de dados (lei 13.709/18). Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, [S.L.], v. 19, n. 3, p. 159-180, 29 dez. 2018. Sociedade de Ensino Superior de Vitoria. http://dx.doi.org/10.18759/rdgf.v19i3.1603.

OFFICE, Cabinet. The Behavioral Insights Team. 2021. Disponível em: https://www.bi.team/. Acesso em: 11 jan. 2021.

PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. 252 p.

PETIT, Martí. Por una crítica de la razón algorítmica. Estado de la cuestión sobre la inteligencia artificial, su influencia en la política y su regulación. Quaderns del Cac, [s. l], n. 44, p. 5-15, 2018. Quadrimestral.

PICCOLOTTO, Letícia. Nudge influencia nossas decisões. Como o governo pode usar o empurrãozinho? 2020. Publicado em "Tilt": o canal sobre tecnologia da Uol.. Disponível em: https://govtech.blogosfera.uol.com.br/2020/01/25/nudge-influencia-nossas-decisoes-como-o-governo-pode-usar-o-empurraozinho/. Acesso em: 11 jan. 2021.

QUATTROCIOCCHI, Walter; SCALA, Antonio; SUNSTEIN, Cass R. Echo Chambers on Facebook. SSRN Electronic Journal, 2016. Disponível em: https://www.ssrn.com/abstract=2795110. Acesso em: 21 jul. 2021.

RODOTÀ, S.; MORAES, M. C. B. DE. A vida na sociedade da vigilância: a privacidade hoje. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

RUSSELL, Stuart; NORVIG, Peter. Artificial Intelligence: A Modern Approach. 3. ed. New York City: Pearson, 2009. 1152 p.

SUNSTEIN, C. R. Republic.com 2.0. 1. pbk. print ed. Princeton, N.J.: Princeton Univ. Press, 2009.

SUNSTEIN, C. R.; THALER, R. H. Libertarian Paternalism Is Not an Oxymoron. The University of Chicago Law Review, v. 70, n. 4, p. 1159, 2003.

THALER, Richard H.; SUNSTEIN, Cass R.. Nudge. O Empurrão Para A Escolha Certa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 280 p.

WINTERMEIER, Nikole. Nudge Marketing: from theory to practice. From Theory to Practice. 2020. Disponível em: https://cxl.com/blog/nudge-marketing/. Acesso em: 20 jul. 2021.

WOOLLEY, S. C.; HOWARD, P. N. (EDS.). Computational Propaganda. [s.l.] Oxford University Press, 2018. v. 1

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

Farage da Costa Felipe, B., & Mulholland, C. (2022). FILTRO BOLHA E BIG NUDGING: A DECOMOCRACIA PARTICIPATIVA NA ERA DOS ALGORÍTIMOS. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 27(3), 06–18. https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v27i32275