FILTRO BOLHA E BIG NUDGING
A DECOMOCRACIA PARTICIPATIVA NA ERA DOS ALGORÍTIMOS
DOI:
https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v27i32275Resumen
O presente artigo trabalha com a hipótese de que há uma correlação atual – embora possa parecer inicialmente estranha ou distante– entre os seguintes conceitos: democracia, Inteligência Artificial (I.A), big data e machine learning. Sustenta que a democracia – no que tange à participação política nas escolhas do Estado – é frontalmente impactada, hoje, por dois grandes fatores tecnológicos: a) a ideia de filtro bolha, conceito criado para delimitar o resultado proveniente da atuação dos algoritmos que são utilizados nas atividades online para personalizar o conteúdo apresentado ao usuário a partir de suas atividades; e b) por meio do Big Nudging, termo cunhado para definir a combinação de técnicas de nudging – arquitetura da escolha – com as ferramentas de big data, na qual os perfis dos cidadãos são coletados, construídos e utilizados como diretrizes para a elaboração de políticas governamentais públicas e manipulação ideológica. Ademais, defende que embora a tecnologia possa ser uma eventual ameaça para a participação política, existe um ponto positivo relevante, residente na aproximação das esferas participativas por meio dos recursos das redes sociais. No que tange à metodologia, os objetivos são explorados a partir do método indutivo, de maneira descritiva e explicativa, pautando-se precipuamente em textos bibliográficos e pesquisas sobre a temática.
Palavras-chave: Nudging; Inteligência Artificial; Filtro Bolha; Democracia; Big Data.
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