EXIGIBILIDADE DO DIREITO À EDUCAÇÃO EM FACE AOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA IGUALDADE E DA DIFERENÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v28i12495

Resumo

Esta pesquisa teve por finalidade compreender a importância dos princípios da igualdade e da diferença para a promoção do direito, mediante a oferta da educação enquanto um direito fundamental que impõe responsabilidades ao Estado, bem como entender a funcionalidade dos critérios formais a serem cumpridos para assegurar a exigibilidade do direito à educação. Por que os princípios da igualdade e da diferença são relevantes para tornar efetivas as ações do Estado mediante a promoção de direitos? O que significa pensar a educação enquanto um bem jurídico a ser ofertado pelo Estado a fim de promover direitos? Sob quais fundamentos jurídico-constitucionais se demanda a exigibilidade do direito à educação perante o Estado? Realizou-se um estudo bibliográfico envolvendo produções teóricas de autores versando sobre o objeto de estudo investigado, assim como se deu prioridade às análises de normas contidas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e no texto da Lei 9.394 de 1996. Por se constituir um direito público subjetivo, o combate em favor da efetivação do direito à educação poderá ensejar demanda judicial perante o ente público que esteja a promover frontal ameaça, ou, ao agir com o propósito de dar efetividade, comete lesão a esse bem jurídico tido como direito fundamental, por força de previsão constitucional.

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Biografia do Autor

Doutor Paulo Sergio de Almeida Correa, Universidade Federal do Para, Para, Brasil

Doutor (2000) e Mestre (1997) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Especialista em Educação e problemas regionais (1995). Graduado em Direito (2009) pela Universidade da Amazônia – UNAMA. Graduado em Licenciatura em Pedagogia. Professor Titular, ocupante da Cadeira de História da Educação, da Faculdade de Educação, do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Pará.

Joniel Vieira de Abreu, Doutorando em Direito pelo PPGD da UNESA/RJ

Doutorando em Direito pelo PPGD da UNESA/RJ. Mestre pela UFPA. Especialista em Direito pela UFPA. Especialista em Ciências Sociais pela UFPA. Bacharel em Direito pelo CEULS/ULBRA-Santarém/PA. Bacharel em Teologia pela Faculdade Gamaliel/Tucuruí. Advogado militante. Belém, Pará, Brasil.

 

http://lattes.cnpq.br/1748572799690125

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Publicado

30-04-2023

Como Citar

Correa, D. P. S. de A., & Vieira de Abreu, J. . (2023). EXIGIBILIDADE DO DIREITO À EDUCAÇÃO EM FACE AOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA IGUALDADE E DA DIFERENÇA. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 28(1), 197–226. https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v28i12495