A DEMOCRACIA E A CULTURA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25192/ISSN.1982-0496.RDFD.V.30.II.2543

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir sobre a democracia e sua relação direta e indispensável para a promoção da cultura da Educação em Direitos Humanos (EDH) na contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, utilizando-se do método dedutivo. Nesse sentido, foi tratada a democracia, os direitos humanos e a EDH, sob a perspectiva da teoria crítica no contexto da globalização. Pelas teorias encontradas, constatou-se que a democracia é um dos fundamentos imprescindíveis para que se promova a cultura da EDH. Por outro lado, para que ocorra essa efetivação, muitos aspectos devem ser considerados, tais como a necessidade de viabilizá-la nos diversos espaços educativos da sociedade, devendo haver o fortalecimento no processo de lutas dos movimentos sociais para que possam quebrar paradigmas e mudar para melhor o cenário democrático na busca por vida digna. Além da necessidade de propositura de políticas públicas visando ações efetivas em prol de uma EDH com qualidade, que seja vetora do acesso a bem e valores em direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

HÊNYO HYTALLUS DA SILVA ANDRADE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

http://lattes.cnpq.br/4442264268166438

Dra. Fabiana Barletta, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Professora Associada III da Universidade Federal do Rio de Janeiro nos cursos de Graduação e Mestrado da Faculdade Nacional de Direito. Trabalha com o Direito Civil na perspectiva crítica dos direitos humanos, da solidariedade constitucional e da democracia, com enfoque no direito do consumidor; no direito do superendividaddo, no direito do idoso, nos direitos das mulheres, no direito da parentalidade sócioafetiva, entre outros direitos humanos de pessoas vulneráveis e sua necessária inclusão. Estuda direitos humanos fundamentais e sua aplicabilidade nas relações privadas como o direito à revisão contratual em favor do contratante onerosamente lesado. Possui estágio pós-doutoral em Direito (Área de de Concentração: Direito Público e Filosofia/Direito do Consumidor ) pela UFRGS (2015 e 2016), Doutorado em Direito (Área de Concentração: Teoria do Estado e Direito Constitucional) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008); Mestrado em Direito ( Área de Concentração: Direito Civil) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994). Autora de livros e artigos jurídicos, parecerista de periódicos jurídicos. Autora de pareceres técnico-jurídicos. É associada do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), membro fundadora do Instituto Brasileiro de Responsabilidade Civil (IBERC) e membro do Instituto Brasileiro de Direito Civil - (IBDCivil).

 

Referências

ANDRADE, M. É a educação um direito humano? Em busca de razões suficientes para justificar o direito de formar-se como humano. Revista Educação, v.36, n.1, p. 21-27, jan./abr., 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12294. Acesso em: 05 ago. 2022.

BEGA. Maria Tarcisa Silva. Direitos Humanos e Políticas Sociais. In: Educação em direitos humanos: qual o sentido? / organizadoras: Ettiènne Guérios, Tania Stolz. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2015 – 304 p. – (Coleção direitos humanos e democracia).

BENEVIDES, Maria Vitória. Educação em direitos humanos: de que se trata? São Paulo, 18 fev.2000. (Palestra de abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos). Disponível em: https://www.sigas.pe.gov.br/files/03152021092416-texto.benevides.educacao.em.direitos.humanos.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

BOBBIO, Noberto. A Era dos Direitos; tradução de Carlos Nelson Coutinho; apresentação de Celso Lafer – Nova ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CARBALLIDO, Manuel E. Gandara. Criticas a algunos aspectos que subyacen a la teoria liberal de los derechos humanos. Em: América Latina y el Caribe: um continente múltiples miradas. Buenos aires: Clacso, 2014. p. 105-114.

CARVALHO, José S. Direitos Humanos, Formação Escolar e Esfera Pública. Petrópolis: Vozes, 2008.

COSTA, Pietro. “Democracia”. In: Soberania, Representação e Democracia. Curitiba: Juruá, 2010.

COSTA, Pietro. Entrevista à Gazeta do Povo: A democracia está em crise desde o momento em que nasceu. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/a-democracia-esta-em-crise-desde-o-momento-em-que-nasceu-15473sszjsxr3atraqhz6pjym/. Acesso em: 22 Jul. 2022

FILHO, Thadeu Leme de Barros. Um novo caminho para o direitos internacional – o papel da sociedade civil internacional na construção da concepção intercultural dos direitos humanos. In: PIOVESAN, Flávia, IKAWA, Daniela. Direitos Humanos: Fundamento, proteção e implementação, perspectiva e desafio contemporâneo. 1º ed. v. 2. 1º reimpr. Curitiba: Juruá, 2010. p.24

FREIRE, Paulo. Conscientização – teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire.4.ed. São Paulo: Moraes, 1980.

GIROUX, Henry; McLAREN, Peter L. Formação do professor como uma esfera contrapública: a pedagogia radical como uma forma de política cultural. In: MOREIRA, A. F.; SILVA, T.T. da (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo; Cortez, 1994.

GUIMARÃES, Marco Antônio. Fundamentação dos direitos humanos: Relativismo ou Universalismo. In PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos. 1ª ed. 4ª reimpressão. Curitiba: Juruá, 2006.

HERRERA FLORES, Joaquín. A reinvenção dos direitos humanos; tradução de: Carlos Roberto Diogo Garcia; Antônio Henrique Graciano Suxberger; Jefferson Aparecido Dias. – Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4253519/mod_resource/content/1/Joaquin%20Herrera%20Flores%20-%20A%20reinven%C3%A7%C3%A3o%20dos%20direitos%20humanos.pdf. Acesso em: 10 jul. 2022.

MARRAMAO, Giacomo. Passagio a Ocidente. Filosofia e globalizzazione. Torino: Bollati Boringhieri, 2003.

MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. Curso de direitos humanos. 7.ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2020

MONTEIRO, Aida. PIMENTA, Selma Garrido. Educação em Direitos Humanos e formação de professores(as). São Paulo: Cortez, 2013.

MOTA, Helena de Assis. DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO BRASIL: resistência e possibilidades da defesa da plataforma humanista no cenário político nacional e mundial. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8661056/22993. Acesso em: 27 Jul. 2022.

NÓVOA. Antônio. Concepções e práticas da formação contínua de professores: In: NÓVOA, A. (org.). Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Portugal: Universidade de Aveiro,1991.

SACAVINO. Democracia e educação na América Latina. Petrópolis: DP et alii/Novamerica, 2009.

TOURAINE, Alain. O que é a democracia? Petrópolis: Vozes, 1996.

UNICEF. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.unicef.org/ brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 18 Ago. 2022.

Downloads

Publicado

30-08-2025

Como Citar

ANDRADE, H. H. D. S. ., & Rodrigues Barletta, F. (2025). A DEMOCRACIA E A CULTURA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 30(2), 78–96. https://doi.org/10.25192/ISSN.1982-0496.RDFD.V.30.II.2543