MEDIAÇÃO, SUAS TÉCNICAS E O ENCONTRO DOS CONFLITOS REAIS: ESTUDO DE CASOS

Autores

  • Lilia Maia de Morais Sales Universidade de Fortaleza
  • Mara Livia Moreira Damasceno Universidade de Fortaleza

Resumo

Este artigo apresenta a mediação como uma forma amigável e pacífica de tentativa de solução de conflitos, na qual as próprias pessoas envolvidas podem construir a solução do problema através do diálogo, com ajuda de uma terceira pessoa imparcial – o mediador – que facilita a comunicação entre eles. Diversos estudiosos abordam esse procedimento sugerindo entre 5 e 8 etapas, além da utilização de algumas técnicas indicadas como imprescindíveis para o bom andamento da mediação e para a efetiva soluçaõ do conflito real. Com intuito de analisar  na prática as etapas e as técnicas da mediação analisou-se experiência do projeto piloto do Núcleo de Mediação na 30ª Delegacia de Policia Civil de Fortaleza, por meio de pesquisa de campos com observação diária dos atendimentos e das reuniões de mediação, entre os meses de agosto de 2010 à outubro de 2011. Quatro casos reais são relatados com as observações necessárias e mostram como os conflitos reais, nos casos de situações com envolvimento emocional e/ou relação continuada, são escondidos sob a justificativa de conflitos de cunho jurídico ou com justificativas outras que escondem o real problema. O estudo conclui que a mediação, a partir da atuação competente do mediador, seguindo as etapas do processo e imprimindo as técnicas específicas e adequadas para a solução dos litígios, permite o encontro dos conflitos/situações que realmente causam a intranquilidade e o desentendimento entre as pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilia Maia de Morais Sales, Universidade de Fortaleza

Bolsista de Produtividade em Pesquisa-CNPq, Pós-doutora pela Universidade de Columbia (Nova Iorque), doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre e graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Possui formação em mediação de conflitos na Universidade de Harvard, junto ao Program on Negotiation (EUA). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito Constitucional, Vice-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, Diretora-presidente do Instituto de Mediação e Arbitragem do Ceará (Mediação Brasil).

Mara Livia Moreira Damasceno, Universidade de Fortaleza

Professora Tutora do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (2013). Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (2009). Coordenadora do Curso de Especialização em Mediação de Conflitos da Universidade de Fortaleza. Mediadora de Conflitos. Advogada. Atuou como professora de cursos de Formação para Mediadores e Conciliadores do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública do Estado do Ceará, e também no no Curso de Formação de Mediadoras Sociais e Promotoras dos Direitos Humanos do Projeto Mulheres da Paz, pertencente ao Ministério da Justiça e vinculado ao PRONASCI - Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Atuou como supervisora e mediadora do Núcleo de Mediação de Conflitos no 30ºDelegacia de Polícia Civil de Fortaleza.

Referências

BRAGA NETO, Adolfo; SAMPAIO, Lia Regina Castaldi. O que é Mediação de Conflitos. Coleção Primeiros Passos: 325. São Paulo: Brasiliense, 2007.

__________. Mediação de conflitos: Conceito e Técnicas. In: SALLES, Carlos Alberto de; LORENCINI, Marco Antônio Garcia Lopes; SILVA, Paulo Eduardo Alves da. (Org.) Negociação, Mediação e Arbitragem: Curso básico para programas de graduação em Direito. São Paulo: Método, 2012.

CARAM, María Elena; Eilbaum, Diana Teresa; RISOLÍA, Matilde. Mediación: diseño de uma práctica. Buenos aires: Librería Histórica, 2006.

CARTER, Alexandra. Mediation Clinic Skills Materials. United States of America - EUA: Columbia Law School, 2009

CONIMA. Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem. 1997. Disponível em: <http://www.conima.org.br/regula_mediacao.html>. Acesso em: 10 abr. 2013.

FRIEDMAN, Gary; HIMMELSTEIN, Jack. Resolving Conflict Together: The understanding - Based Model of Mediation. Journal of Dispute Resolution, Vol. 2006, Iss. 2 [2006], Art. 8. 2006, p.522-553.

GOLDBERG, Stephen B. SANDER, Frank E. A. Selecting a mediator: An alternative (Sometimes) to a Former Judge, Litigation Summer, Volume 33, Number 4, 2007, p. 40-44.

ROSA, Conrado Paulino da. Desatando nós e criando laços: os novos desafios da mediação familiar. Belo Horizonte: Del Rey, 2012.

SALES, Lilia Maia de Morais. Mediare: um guia prático para mediadores. 3ª ed., rev., e ampl. Rio de Janeiro: GZ ed., 2010.

SILVA, Paulo Eduardo Alves da. Solução de controvérsias: métodos adequados para resultados possíveis e métodos possíveis para resultados adequados. In: SALLES, Carlos Alberto de; LORENCINI, Marco Antônio Garcia Lopes; SILVA, Paulo Eduardo Alves da. (Org.) Negociação, Mediação e Arbitragem: Curso básico para programas de graduação em Direito. São Paulo: Método, 2012.

SPENGLER, Fabiana Marion. A mediação como prática comunicativa no tratamento consensuado dos conflitos sociais. IN: BRAGA NETO, Adolfo; SALES, Lilia Maia de Morais. (Org.) Aspectos atuais sobre a mediação e outros métodos extra e judiciais de resolução de conflitos. Rio de Janeiro: GZ Ed., 2012.

SUSSKIND, Lawrence; MCKEARNAN, Sarah; THOMAS-LARMER, Jennifer. The Consensus Building Handbook – A comprehensive Guide to Reaching Agreement. California: Sage Publications, 1999.

VEZZULLA, Juan Carlos. Teoria e Prática da Mediação. Florianópolis: IMAB, 2001

__________. A mediação de conflitos com adolescentes autores de ato infracional. Florianópolis: Habitus, 2006

Downloads

Publicado

22-12-2014

Como Citar

Sales, L. M. de M., & Damasceno, M. L. M. (2014). MEDIAÇÃO, SUAS TÉCNICAS E O ENCONTRO DOS CONFLITOS REAIS: ESTUDO DE CASOS. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 16(16), 145–165. Recuperado de https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/522