DIREITO E DEMOCRACIA: UMA LEITURA DO PENSAMENTO POLÍTICO DE NORBERTO BOBBIO

Autores

  • Doutor Gilmar Antonio Bedin Unijui, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Pâmela Copetti Ghisleni Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Palavras-chave:

Democracia. Direito. Pensamento Político. Governo das Leis. Norberto Bobbio

Resumo

No decorrer da história da humanidade, certamente um dos aspectos da vida pública que mais passou por transformações diz respeito às formas de organização e de representação das relações de poder. As referidas mudanças são analisadas principalmente pelas formulações teóricas dos filósofos e dos cientistas políticos. Contudo, muitos os juristas também se preocupam com o tema e conseguem fazer contribuições extremamente relevantes. Este é o caso do jurista italiano Norberto Bobbio. De fato, o jurista referido se destaca pela abordagem que realiza de temas como liberalismo, socialismo, esquerda, direita e, principalmente, democracia. Neste contexto, o presente artigo analisa, a partir do emprego do emprego do método hipotético-dedutivo, sintetizar as principais contribuições do referido autor para o tema da democracia. Para tanto, num primeiro momento, aborda o conceito de democracia em Norberto Bobbio. Em seguida, problematiza o entrelaçamento existente entre democracia, liberalismo e socialismo no pensamento do autor. Em terceiro lugar, reflete como autor apresenta os contrastes existentes entre os ideais democráticos abstratamente formulados e a chamada matéria bruta das democracias reais. Por fim, conclui que para o autor, apesar das falhas das democracias reais, opção democrática ainda é a melhor forma de governo na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doutor Gilmar Antonio Bedin, Unijui, Rio Grande do Sul, Brasil

http://lattes.cnpq.br/0553982956028307 Graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1989) e Mestre (1994) e Doutor (2001) em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, está fazendo Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Santiago do Chile. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Estado, Direito Constitucional e Direito Internacional Público. Foi Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (1999-2004) e Reitor (2005-2010) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ e Presidente do Consórcio das Universidade Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul - COMUNG (2006-2008). Atualmente, é professor permanente do Curso de Mestrado em Direitos Humanos e do Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ e professor colaborador do Curso de Graduação em Direito e do Curso de Mestrado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - URI. É Editor-Chefe da Editora UNIJUÍ, líder do grupo de pesquisa Direitos Humanos, Relações Internacionais e Equidade e autor, organizador e tradutor de vários livros.

Pâmela Copetti Ghisleni, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Advogada. Formada em Direito em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Bolsista do CNPq

Referências

ANDERSON, Perry. As afinidades de Norberto Bobbio. Tradução de Heloísa Jahn. In: Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 24, p. 14-41, jul. 1989.

BOBBIO, Norberto. Diário de um século: autobiografia. Tradução de Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

______. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Liberalismo e democracia. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. 11. reimp. São Paulo: Brasiliense, 2013.

______. O filósofo e a política: antologia. Organização e Apresentação de José Fernández Santillán. Prefácio de Norberto Bobbio. Tradução de César Benjamin e Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003.

______. O futuro da democracia. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

______. Qual democracia? Organização de Mario Bussi e tradução de Marcelo Perine. 3. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2014.

______. Qual socialismo? Debate sobre uma alternativa. Tradução de Iza de Salles Freaza – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

______. Teoria geral da política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Organizado por Michelangelo Bovero. Tradução de Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

CORINA, Yturbe. Pensar la democracia: Norberto Bobbio. México, D. F.: UNAM, Instituto de Investigaciones Filosóficas, 2007.

GONZÁLEZ, Rodrigo Stumpf. O conceito de democracia em Norberto Bobbio. In: NAPOLI, Rircardo Bins Di; GALLINA, Albertinho Luiz (Orgs.). Norberto Bobbio: direito, ética e política. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005, p. 125-137.

LAFER, Celso. Norberto Bobbio: trajetória e obra. São Paulo: Perspectiva, 2013.

MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. Trad. Lívio Xavier. São Paulo: Tecnoprint, 1988.

MERQUIOR, José Guilherme. O liberalismo antigo e moderno. Tradução de Henrique de Araújo Mesquita. 3. ed. São Paulo: É Realizações, 2014.

ROSSELLI, Carlo. Socialismo liberal. Tradução de Sérgio Bath. Rio de Janeiro: Instituto Teotônio Vilela, 1997.

VITA, Álvaro de. O liberalismo igualitário: sociedade democrática e justiça internacional. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado

22-08-2016

Como Citar

Bedin, D. G. A., & Ghisleni, P. C. (2016). DIREITO E DEMOCRACIA: UMA LEITURA DO PENSAMENTO POLÍTICO DE NORBERTO BOBBIO. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 20(20), 74–91. Recuperado de https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/721