OS CONFLITOS DO MUNDO ATUAL E OS LIMITES DO RESGATE DO CONCEITO DE GUERRA JUSTA: Uma Leitura a Partir dos Aspectos Internacionalistas da Obra de Hans Kelsen

Autores

  • Doutor Gilmar Antonio Bedin Unijui, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth UNIJUÍ
  • Anna Paula Bagetti Zeifert UNIJUÍ

Palavras-chave:

Sociedade Internacional. Guerra. Terrorismo. Sanção. Estado de Exceção.

Resumo

A sociedade internacional da atualidade é perpassada por conflitos muito diferentes daqueles típicos de seu período clássico (1648-1948). Entre esses se destacam, por exemplo, os conflitos ambientais, as disputas comerciais e os atentados terroristas. Estes últimos conflitos desafiam os poderes do Estado e impulsionam o resgate do conceito de guerra justa. O objetivo deste artigo é demonstrar, a partir das reflexões de Hans Kelsen sobre o instituto jurídico da guerra, os limites argumentativos do resgate do conceito referido e de sua aplicação na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doutor Gilmar Antonio Bedin, Unijui, Rio Grande do Sul, Brasil

http://lattes.cnpq.br/0553982956028307

Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, UNIJUÍ

Advogado. Mestre em Direito Público pela UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutorando em Direito pela UNISINOS. Professor dos Cursos de Graduação em Direito da UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e UNISINOS.

Anna Paula Bagetti Zeifert, UNIJUÍ

Mestre em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIJUÍ.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. Trad. Iraci D. Poleti. São Paulo: Boitempo, 2004.

AMBOS, Kai. Os terroristas também têm direitos. Disponível em: <http://cnj.myclipp.inf.br/default.asp?smenu=ultimas&dtlh=172057&iABA=Not%EDcias&exp=>. Acesso em 10. ago. 2011.

BUTLER, Judith. Vida precária: el poder del duelo y la violencia. Trad. Fermín Rodríguez. Buenos Aires: Paidós, 2009.

______. O limbo de Guantánamo. Novos estudos. CEBRAP, 2007, n. 77, p. 223-231.

CHOMSKY, Noam. 11 de setembro. Trad. Luiz Antonio Aguiar. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

DELMAS-MARTY, Mireille. Nous pourrions tous devenir des suspects sous surveillance. Disponível em: <http://www.lesinrocks.com/actualite/actu-article/t/43845/date/2010-03-19/article/nous-pourrions-tous-devenir-des-suspects-sous-surveillance/>. Acesso em 22 jun. 2011.

GRÓTIUS, Hugo. (1625). O Direito da Guerra e da Paz. Ijuí: Unijuí, 2004.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Multidão: guerra e democracia na era do Império. Trad. Clóvis Marques. São Paulo: Record, 2005.

KELSEN, Hans. Princípios do Direito Internacional. Tradução de Ulrich Dressel e Gilmar Antonio Bedin, revisão da tradução de Arno Dal Ri Júnior. Ijuí: Unijui, 2010.

______. A Paz pelo Direito. Tradução de Lenita Ananias de Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

______. Derecho y paz en la relaciones internacionais. Cidade do México: Fondo de Cultura Econômica, 1996.

KHAN, Mahvish Rukhsana. Diário de Guantánamo: os detentos e as histórias que eles me contaram. Trad. Constantino K. Korovaeff. São Paulo: Larousse do Brasil, 2008.

PÉREZ CEPEDA, Ana Isabel. La seguridad como fundamento de la deriva del derecho penal postmoderno. Madrid: Iustel, 2007.

WALZER, Michael. Guerras justas e injustas: uma argumentação moral com exemplos históricos. Tradução de Waldéia Barcellos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

10-12-2013

Como Citar

Bedin, D. G. A., Dezordi Wermuth, M. Ângelo, & Bagetti Zeifert, A. P. (2013). OS CONFLITOS DO MUNDO ATUAL E OS LIMITES DO RESGATE DO CONCEITO DE GUERRA JUSTA: Uma Leitura a Partir dos Aspectos Internacionalistas da Obra de Hans Kelsen. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 14(14.1), 301–312. Recuperado de https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/398