POBREZA E GÊNERO: A MARGINALIZAÇÃO DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS PELO DIREITO

Autores

  • Fabio Queiroz Pereira Professor Adjunto de Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Jordhana Maria Costa Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v22i2800

Palavras-chave:

Luta por reconhecimento. Performatividade. Pobreza. Transexuais e travestis.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a relação entre pobreza e gênero, a partir da situação de marginalização vivenciada por travestis e transexuais. Trata-se de uma investigação de vertente jurídico-teórica e de tipo jurídico-propositivo, que busca trabalhar bases normativas e doutrinárias, para a formulação de novos enquadramentos relativos à matéria. O percurso investigativo é iniciado com uma análise de natureza conceitual, apoiando-se, principalmente, nas construções teóricas de Judith Butler sobre gênero, performatividade e abjeção. Em seguida, o tema da pobreza é abordado, buscando verificar como se dá o seu enquadramento e como se relaciona com a atual situação em que se encontram travestis e transexuais no Brasil. Por fim, as noções de reconhecimento e justiça social, formuladas por Axel Honneth, são apresentadas como subsídios para a proteção dos trangêneros, tendo em vista que o nosso Direito acaba por, muitas vezes, perpetuar mecanismos de manutenção da pobreza, quando deveria se apoiar em instrumentos que permitissem a emancipação de grupos sociais minoritários. Somente por meio do reconhecimento e da justiça social poder-se-ia efetivamente implementar direitos fundamentais no contexto da nossa atual democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Queiroz Pereira, Professor Adjunto de Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Adjunto de Direito Civil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Direito Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Mestre em Direito Civil pela Universidade de Coimbra (2010).

Jordhana Maria Costa Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Professora de Direito Civil na Faculdade Pitágoras.

Referências

AUSTIN, J. L. How to do things with words. London: Oxford University Press, 1962.

BARZOTTO, Luis Fernando. Filosofia do direito: os conceitos fundamentais e a tradição jusnaturalista. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Vol. II. Trad. Sérgio Milliet. 2. ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967.

BUTLER, Judith. Performative acts and gender constitution: an essay in phenomenology and feminist theory. Theatre Journal, Baltimore, vol. 40, n. 4, December, 1988.

BUTLER, Judith. Cuerpos que importan: sobre los límites materiales e discursivos del “sexo”. Trad. Alcira Bixio. Buenos Aires: Paidos, 2002.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 2. ed. Trad. Renato Aguiar, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

DUBOIS, Jean; et al. Dictionnaire de linguistique. Paris: Larousse, 2002.

FLEISCHACKER, Samuel. Uma breve história da justiça distributiva. Trad. Álvaro De Vita. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

HONNETH, Axel. A textura da justiça: sobre os limites do procedimentalismo contemporâneo. Civitas, Porto Alegre, v.9, n.3, set-dez. 2009.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.

OTONI, Isadora. O preconceito afasta as pessoas transgêneros da escola, reduz oportunidades de trabalho e abre as portas da prostituição. In: Revista Fórum Digital Semanal, São Paulo, Vol. 132, janeiro, 2014. Disponível em: http://revistaforum.com.br/digital/132/sem-emprego-para-trans/. Último acesso em 15/12/2015.

PRINS, Baukje; MEIJER, Irene Costera. Como os corpos se tornam matéria: entrevista com Judith Butler. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, vol. 10, n. 01, janeiro, 2002.

SACHS, Jeffrey. O fim da pobreza: como acabar com a miséria mundial nos próximos vinte anos. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

STANCIOLI, Brunello. Renúncia ao exercício de direitos da personalidade: ou como alguém se torna o que quiser. Belo Horizonte: Del Rey, 2010.

Downloads

Publicado

31-08-2017

Como Citar

Pereira, F. Q., & Costa Gomes, J. M. (2017). POBREZA E GÊNERO: A MARGINALIZAÇÃO DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS PELO DIREITO. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 22(2), 210–224. https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v22i2800