OS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS EM PERSPECTIVA ESTRUTURAL E HERMENÊUTICA

Autores/as

  • Pablo Castro Miozzo UFRGS

Palabras clave:

Hermenêutica Filosófica, Processo, Racionalismo.

Resumen

O presente trabalho se ocupa da análise realizada por Ovídio Baptista acerca da influência que o paradigma Racionalista exerce sobre o direito processual, sob dois enfoques. O estrutural, que diz respeito aos pressupostos que subjazem à concepção e a construção do modelo de processo e de jurisdição existente no Brasil. O hermenêutico, que se ocupa da forma como este paradigma concebe o papel do intérprete, especialmente o do juiz, em sua relação com a aplicação do Direito. As reflexões formuladas pelo brilhante jurista tendo como objeto o processo de conhecimento e seu funcionamento são, neste ensaio, direcionadas para os Juizados Especiais Federais em seu aspecto estrutural, sob as lentes da Hermenêutica Filosófica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pablo Castro Miozzo, UFRGS

Procurador Federal em Canoas/RS, Brasil, especialista em Direitos Humanos pela ESMPU/UFRGS, mestrando em Direito Público pela UFRGS, sob orientação do Prof. Dr. Humberto Bergmann Ávila.

Publicado

14-06-2012

Cómo citar

Miozzo, P. C. (2012). OS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS EM PERSPECTIVA ESTRUTURAL E HERMENÊUTICA. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 11(11), 429–459. Recuperado a partir de https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/163