SEPARAÇÃO, IGUALDADE, APROXIMAÇÃO. TRÊS MODELOS DA RELAÇÃO ESTADO-IGREJA
Palavras-chave:
Lei Constitucional. Direitos Humanos. Democracia. Religião. Modelos Igreja-Estado. Cristianismo. Islamismo. Liberdade. Igualdade.Resumo
Como os Estados devem lidar com a religião é atualmente um dos temas mais controvertidos. As razões para isso se tornam especialmente claras quando se toma o termo genérico "religião" e o divide, assim, mais claramente revelando os seguintes problemas: (1) Religiões ocorrem no plural, o que leva à questão de como lidar com o pluralismo religioso: Todas as religiões podem ser tratadas de forma rigorosamenteidêntica? Se a religião tradicional do país, ou seja, o cristianismo no Ocidente e Islã no Oriente Médio, desfrutam de liberdade especial? Ou deveria ser o oposto do processo: Se às religiões minoritárias deveriam ser conferidas proteção especial em relação à religião da maioria? (2) Religiões normalmente existem nas versões moderadas que estão sintonizadas com os valores sociais, bem como variações mis radicais,
fundamentalistas, como, por exemplo, algumas seitas do Islã. Como deve ser a lei e a reação de estado quando as sanções contra as facções fundamentalistas são interpretadas como decorrentes de preconceito implícito e desprezo de toda a religião, ameaçando assim um choque de culturas? (3) é debatido se religiosos e instituições do Estado prosperam melhor em grande distância ou maior proximidade. Qual a melhor solução para seu próprio bem? E sobre o bem da comunidade como um todo, que deve abranger e integrar as preocupações de ambas as religiões e o Estado secular com um grau de igualdade?
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-06-2010
Como Citar
Brugger, W. (2010). SEPARAÇÃO, IGUALDADE, APROXIMAÇÃO. TRÊS MODELOS DA RELAÇÃO ESTADO-IGREJA. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 7(7), 14–32. Recuperado de https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/243
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da RDFD com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.