O INCIDENTE DE RESOLUÇÕES DE DEMANDAS REPETITIVAS COMO INSTRUMENTO DE APRIMORAMENTO DA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL

REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO

Autores

  • Tarsis Barreto Oliveira Universidade Estadual do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-0931-8915
  • Rodrigo de Meneses dos Santos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.25192/ISSN.1982-0496.RDFD.V.28.N.II.2586

Resumo

O presente contexto social de aumento de conflitos levados ao Judiciário e o fenômeno de litigância repetitiva decorrente das demandas de massa aprofundaram a ineficiência da prestação jurisdicional, gerando um déficit na proteção às relações jurídicas e obstando o efetivo acesso à justiça. A sucessão de demandas repetitivas gera distorções no sistema processual, pois amplia as possibilidades de que conflitos idênticos tenham soluções e tratamentos diferentes. Para fazer frente a esse quadro e contribuir para o apromoramento da prestação jurisdicional foi instituído pelo CPC de 2015 o incidente de resolução de demandas repetitivas. Diante desse contexto, o presente artigo objetiva, de forma reflexiva, dialógica e pontual, demonstrar como a Análise Econômica do Direito pode ser utilizada no contexto da dogmática do processo civil, numa relação dialógico-interdisciplinar para analisar a estruturação teórico-conceitual e funcional do incidente de resoluções de demandas repetitivas no âmbito do Direito Processual Civil. Para isto, fazem uso os autores de pesquisa bibliográfica e do método hermenêutico crítico, por meio de revisão de literatura relacionada ao tema.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarsis Barreto Oliveira, Universidade Estadual do Tocantins

Doutor (2011) e Mestre (2007) em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2000).Professor Associado 2 de Direito Penal da Universidade Federal do Tocantins. Professor Adjunto 4 de Direito Penal da Universidade Estadual do Tocantins. Professor do Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos da UFT/ESMAT. Coordenador do Programa de Doutorado Interinstitucional em Direito da PUC-RIO/ESMAT. Coordenador e Professor da Especialização em Ciências Criminais da UFT. Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Famettig/BA).

Rodrigo de Meneses dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Graduado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Procurador do Estado do Tocantins. Juiz Membro na classe de Juristas no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. TRE-TO.

Referências

GICO JR, Ivo T. Introdução à análise econômica do direito. In: RIBEIRO, Marcia Carla Pereira Ribeiro; KLEIN, Vinicius (Coord.) O que é análise econômica do direito: uma introdução. Belo Horizonte: Fórum, 2011. p. 17-26.

GICO JR, Ivo Teixeira. Notas sobre a análise econômica do direito e epistemologia do direito. In: Anais do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI. São Paulo, 2009.

GICO JR, Ivo. Introdução ao Direito e Economia. In: TIMM, Luciano Benetti. Direito e economia no Brasil: estudos sobre análise econômica do direito. 4. ed. Indaiatuba, SP: Editora Foco. 2021.

MANKIW, N. Gregory. Introdução à economia. São Paulo: Cengage Learnig, 2013.

MARINONI, Luiz Guilherme. Incidente de resolução de demandas repetitivas: decisão de questão idêntica x precedente. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.

MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz; MITIDIERO, Daniel. Curso de processo civil: teoria do processo civil. 4. ed. v. 1. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019.

MENDES, Aluisio Gonçalves de Castro. Incidente de resolução de demandas repetitivas: sistematização, análise e interpretação do novo instituto processual. Rio de Janeiro: Forense, 2017.

POSNER, Richard A. A economia da justiça. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

______. Para além do Direito. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

RODRIGUES, Vasco. Análise econômica do direito: uma introdução. Coimbra: Almedina, 2007.

ROSA, Alexandre Morais da Rosa; José Manuel Aroso Linhares. Diálogos com a Law & Economics. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

SENADO FEDERAL. Código de processo civil e normas correlatas. 7. ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2015.

TEMER, Sofia Orberg. Incidente de resolução de demandas repetitivas. Salvador: Juspodivm, 2016.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Como Citar

Barreto Oliveira, T., & de Meneses dos Santos, R. (2023). O INCIDENTE DE RESOLUÇÕES DE DEMANDAS REPETITIVAS COMO INSTRUMENTO DE APRIMORAMENTO DA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 28(2), 209–226. https://doi.org/10.25192/ISSN.1982-0496.RDFD.V.28.N.II.2586