DIREITO SOCIAL, SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E O CONSENSO COMO CAMINHO PARA A (RE)HUMANIZAÇÃO DO(S) CONFLITO(S)

Autores

  • Fernando Hoffmam
  • Jose Luis Bolzan de Morais Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Resumo

O presente trabalho tem como escopo, a partir da experiência brasileira apontar as possibilidades de reinstitucionalização do Direito enquanto prática conflitivo-social a partir da perspectiva do arcabouço teórico desenvolvido por Georges Gurvitch. Dessa forma, elegendo a conciliação como espaço-tempo apto a gerar o desenvolvimento das potencialidades democráticas a partir da atuação da sociabilidade em conflito, procurando-se reestruturar a conciliação enquanto fenômeno dialogado-construtivo de uma ideia de direito e sociedade sócio-pluralmente considerados como manifestação dos interesses da comunidade – política – como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Hoffmam

Mestrando em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Bolsista PROSUP/CAPES, Membro dos Grupos de Pesquisa Teoria Crítica do Processo e Delmas-Marty: Internacionalização do Direito e Emergência de Um Direito Mundial, vinculados à UNISINOS e ao CNPQ, Especialista em Direito: Temas Emergentes Em Novas Tecnologias Informacionais pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Jurídica no Novo Milênio, vinculado à UNIFRA e ao CNPQ, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Jose Luis Bolzan de Morais, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Pós-Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra, Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Université de Montpellier I, Mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Procurador do Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

28-06-2014

Como Citar

Hoffmam, F., & Bolzan de Morais, J. L. (2014). DIREITO SOCIAL, SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E O CONSENSO COMO CAMINHO PARA A (RE)HUMANIZAÇÃO DO(S) CONFLITO(S). Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 15(15), 67–81. Recuperado de https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/478