INFLOEXCLUDED AND RIGHT TO EDUCATION
THE CRUEL FACE OF INEQUALITY EXPOSED DURING COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v27i32073Abstract
A series of studies show inequality in access to information and communication technologies between social classes and between developed and underdeveloped countries. Given the relevance of internet access in the scenario of social isolation imposed by Covid-19 with the paralysis of face-to-face classes, this study aims to discuss internet access as a fundamental human right for the realization of the right to access to education, so that students from Brazilian public and private schools can have equal opportunities and equal access to education and to the benefits of the world wide web. It is a descriptive research, supported by the deductive and dialectic method, supported by the literature and information from international and national organizations. We conclude that Covid-19 exposed the cruel face of social inequality and internet access, which will reflect dramatically on the future of children and young people excluded from the educational system, as they do not have quality internet and computers to exercise their right the education. Such questions maintain that, a significant portion of the Brazilian student population is hostage to the neglect of the federal, state and municipal education area. That is why, the present study positions itself in the sense that the right to access the internet is included in the list of social rights so that everyone can have equal opportunities.
Downloads
References
ÁLVARES, Clara-Luz. Internet y Derechos Fundamentales. México: Porrua, 2011.
BANCO MUNDIAL. Acesso a atividades escolares no Brasil durante a Pandemia com
base na PNAD COVID-19 - julho a novembro de 2020. Publicado em: maio/2021.
Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/wp-content/uploads/2021/07/Acesso-a-
Atividades-Escolares-no-Brasil-Durante-a-Pandemia-com-Base-na-PNAD-COVID-19-
Julho-a-Novembro-de-2020.pdf Acesso em: 17 jul. 2021.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
Acesso em: 15 jul. 2021.
BRASIL. Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm. Acesso em: 15 jul. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.965 de 23 de abril de 2014a. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em: 08
jul. 2020.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e
Tecnologia da Informação. eMAG Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico.
Brasília: MP, SLTI, 2014b. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/ptbr/
acessibilidade-digital/eMAGv31.pdf. Acesso em: 08 jul. 2020.
BRASIL. Decreto nº 9.319 de 21 de março de 2018a. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9319.htm. Acesso em:
jul. 2020.
BRASIL. Decreto nº 9.612 de 17 de dezembro de 2018b. Dispõe sobre políticas públicas
de telecomunicações. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-
/2018/Decreto/D9612.htm. Acesso em: 12 jun. 2019.
BRASIL. Senado Federal. Proposta de Emenda à Constituição n° 8, de 2020.
Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/141096.
Acesso em: 13 jul. 2020.
CAFARDO, Renata. Desigualdade, um dos maiores problemas. Bem Paraná. 05 maio
Disponível em: https://www.bemparana.com.br/noticia/desigualdade-um-dosmaiores-
problemas-968#.Xx8-uJ5KjIV. Acesso em: 10 jul. 2020.
CAPETTI, Pedro; GARCIA, Karen. Ao menos 5,7 milhões de informais não têm internet,
uma barreira para distribuição do auxílio emergencial. O Globo. 29 abr. 2020. Disponível
em: https://oglobo.globo.com/economia/ao-menos-57-milhoes-de-informais-nao-teminternet-
uma-barreira-para-distribuicao-do-auxilio-emergencial-24400172. Acesso em 30
jun. 2020.
CARA, Daniel. Apagão educacional: alunos da rede pública vivem sensação de que 2020
será um ano perdido. [Entrevista cedida à]. Jornal Nacional. 25 maio 2020. Disponível
em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/05/25/apagao-educacional-alunosda-
rede-publica-vivem-sensacao-de-que-2020-sera-um-ano-perdido.ghtml. Acesso em: 14
jul. 2020.
CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. 9. ed. São
Paulo: Paz e Terra, 2006.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE
DA INFORMAÇÃO (CETIC.BR). Resumo Executivo. Pesquisa TIC Educação 2019.
Disponível em:
https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123090925/resumo_executivo_tic_edu_20
pdf Acesso em: 15 jul. 2021.
COVID - Brasil ultrapassa marcas de 90 mil mortes e 2,5 milhões de casos. 29 jul. 2020.
Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimasnoticias/
redacao/2020/07/29/coronavirus-covid-19-casos-mortos-29-julho.htm . Acesso
em: 29 jul. 2020.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O
DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE
DA INFORMAÇÃO (CETIC.BR). Três em cada quatro brasileiros já utilizam a Internet,
aponta pesquisa TIC Domicílios 2019. 29 maio 2020. Disponível em:
https://www.cetic.br/pt/noticia/tres-em-cada-quatro-brasileiros-ja-utilizam-a-internetaponta-
pesquisa-tic-domicilios-2019/. Acesso em: 19 jun. 2020.
DAVID, Ricardo Santos. ENEM em tempos de pandemia: Uma análise do discurso
governamental. EcoDebate, 29 jul. 2020. Disponível em:
https://www.ecodebate.com.br/2020/07/29/enem-em-tempos-de-pandemia-uma-analisedo-
discurso-governamental/ . Acesso em: 29 jul. 2020.
ESPANHA. Ley 11, de 22 de junio de 2007. Acceso electrónico de los ciudadanos a los
Servicios Públicos. Disponível em: https://www.boe.es/boe/dias/2007/06/23/pdfs/A27150-
pdf. Acesso em: 12 jul. 2020.
ESPANHA. Orden TFP/303/2019, de 12 de marzo de 2019. Disponível em:
https://www.boe.es/diario_boe/txt.php?id=BOE-A-2019-3910. Acesso em. 11 jul. 2020.
FERNÁNDEZ, José Julio; SANJURJO, Vicente A. Acceder o no acceder: esa é la
cuestión. In: HUESO, Lorenzo Coutinho; TORRIJOS, Julián Valero (Coord.).
Administración electrónica: la ley 11/2007, de 22 de junio, de acceso electrónico de los
ciudadanos a los Servicios Públicos y los retos jurídicos del e-gobierno en España.
Valencia: Tirant to Blach, 2010. p. 263-290.
FERRAJOLI, Luigi. A democracia através dos direitos: o constitucionalismo garantista
como modelo teórico e como projeto político. Tradução de Alexander Araujo de Souza.
São Paulo, SP: Thomson Reuters, 2015. E-book. Disponível em:
https://proview.thomsonreuters.com/title.html?redirect=true&titleKey=rt%2Fmonografias%
F103713630%2Fv1.8&titleStage=F&titleAcct=ia744d7790000016b9977bd19ff3d353d#sl
=0&eid=5c1977244b2eeaf5fe1fafda14bb122c&eat=a-
&pg=&psl=e&nvgS=false>. Acesso em: 09 jul. 2020.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). 2021a. Cenário da
Exclusão Escolar no Brasil - Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19
na Educação. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-daexclusao-
escolar-no-brasil.pdf . Acesso em: 15 jul. 2021.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). 2021b. Redes
municipais de educação apontam internet e infraestrutura como maiores
dificuldades enfrentadas em 2020, mostra pesquisa Undime. Disponível em:
https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/redes-municipais-de-educacaoapontam-
internet-e-infraestrutura-como-maiores-dificuldades-enfrentadas-em-2020
Acesso em: 15 jul. 2021.
GUTERRES, António. Discursou na abertura do encontro de ministros durante o
Fórum Político de Alto Nível sobre os ODSs. 14 jul. 2020. Disponível em:
https://news.un.org/pt/story/2020/07/1720061. Acesso em: 14 jul. 2020.
GUTIÉRREZ, Rubén Martínez. Administración pública electrónica. Pamplona:
Thomson Reuters, 2009.
HARTMANN, Marcel; BOFF, Tiago. Aulas a distância aumentam fosso entre escolas
públicas e particulares. Gaúcha ZH. 17 maio 2020. Disponível em:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2020/05/aulas-a-distanciaaumentam-
fosso-entre-escolas-publicas-e-particulares-ckabhvddv006l015nlc5sjrpe.html.
Acesso em: 10 jul. 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). PNAD Contínua
TIC 2018: Internet chega a 79,1% dos domicílios do país. 29 abr. 2020. Disponível em:
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-denoticias/
releases/27515-pnad-continua-tic-2018-internet-chega-a-79-1-dos-domicilios-dopais
. Acesso em: 20 jun. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO
TEIXEIRA (INEP). Sinopse Estatística do ENEM 2018. Disponível em:
http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-do-enem. Acesso em: 14 jul.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO
TEIXEIRA (INEP). Sinopse Estatística do ENEM 2019. Disponível em:
http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-do-enem. Acesso em: 14 jul.
JORGE, Sónia. Quase metade da população global ainda não está online. ONU News. 14
jul. 2020. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/07/1720021. Acesso em: 14 jul.
FERREIRA, Arnaldo. Mais de 70% dos alunos não têm acesso à internet em isolamento.
Gazeta de Alagoas. 29 maio 2020. Disponível em:
JOHNS HOPKINS UNIVERSITY (JHU). COVID-19 Dashboard by the Center for
Systems Science and Engineering (CSSE) at Johns Hopkins University (JHU).
Publicado em: 15 jul. 2021. Disponível em:
https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/dashboards/bda7594740fd40299423467b48e9e
cf6 Acesso em: 15 jul. 2021.
JORGE, Sónia. Quase metade da população global ainda não está online. ONU News. 14
jul. 2020. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/07/1720021. Acesso em: 14 jul.
LIMA, Marcela Catini de. Eficácia e efetividade do Direito à Educação enquanto Direito
Fundamental Social à Luz da Constituição de 1988. Revista Direitos Fundamentais &
Democracia, v. 7, n. 7, p. 352-358, jan. /jun. 2010. Disponível em:
https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/87/86. Acesso em:
ago. 2020.
MAIA, Gretha Leite. A Resistência à efetivação dos Direitos Fundamentais no Brasil.
Revista Direito Público, Porto Alegre, v. 12, n. 68, p. 190-204, mar./abr. 2016. Disponível
em: https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/2391/pdf>.
Acesso em: 14 jul. 2020.
MIRANDA, Jorge. Manual de direito constitucional. Tomo IV. 4. ed. Coimbra: Coimbra,
MONTARROYOS, Heraldo Elias de Moura. Programa de Pesquisa sobre os Direitos
Humanos relacionados com o Direito à Educação: a contribuição dos trabalhos de pósgraduação
da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, entre
-2018. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, v. 24, n. 2, p. 283-314,
maio/ago., 2019. DOI: 10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v24i21441. Disponível em:
https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/1441/592. Acesso
em: 28 ago. 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). 2015. Transformando Nosso Mundo:
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em:
https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em:
jul. 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). 202º. Número de casos - 27 de agosto
de 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19 . Acesso em: 27 ago. 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA
(UNESCO). Global Education Monitoring Report 2020. Inclusion and education: All
Means All. Paris: UNESCO, 2020. Disponível em:
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373718/PDF/373718eng.pdf.multi. Acesso
em: 14 jul. 2020.
ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DA SAÚDE (OMS). COVID-19 (doença causada
pelo novo coronavírus). 28 jul. 2020. Disponível em:
https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&
Itemid=875 . Acesso em: 29 jul. 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). 2021a. Pandemia torna difícil atingir
fome zero até 2030. Publicado em: 12 jul. 2021. Disponível em:
https://news.un.org/pt/story/2021/07/1756452 Acesso em: 15 jul. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). 2021b. Um terço dos países não tem
medidas para ajudar alunos afetados pelo encerramento das escolas. Publicado em:
jul. 2021. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/07/1756542 Acesso em: 15
jul. 2021.
PÉREZ LUÑO, Antonio-Enrique. Derechos Humanos, Estado de Derecho y
Constitución. 9. ed. Madrid: Tecnos, 2005.
RIO GRANDE DO SUL. Governo do Estado. Internet patrocinada está disponível para
alunos e professores da Rede Estadual. Disponível em:
https://estado.rs.gov.br/internet-patrocinada-esta-disponivel-para-alunos-e-professoresda-
rede-estadual . Acesso em: 28 ago. 2020.
SARLET, Ingo Wolfgang. Teoria Geral dos Direitos Fundamentais. In: SARLET, Ingo
Wolfgang; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel (Org.). Curso de direito
constitucional. 8. ed. São Paulo Saraiva, 2018.
TAKAHASHI, Tadao (Org.). Sociedade da informação: livro verde. Brasília: Ministério da
Ciência e Tecnologia, 2000.
UNITED NATIONS HUMAN RIGHTS (UNHR). Human Rights Council. Report of the
Special Rapporteur on the promotion and protection of the right to freedom of
opinion and expression, Frank La Rue. 16 may 2011. Disponível em:
https://www2.ohchr.org/english/bodies/hrcouncil/docs/17session/A.HRC.17.27_en.pdf.
Acesso em: 04 jul. 2020.
UNITED NATIONS. Report of the Secretary-General: Roadmap for Digital Cooperation.
June 2020. Disponível em: https://www.un.org/en/content/digital-cooperationroadmap/
assets/pdf/Roadmap_for_Digital_Cooperation_EN.pdf. Acesso em: 14 jul. 2020.
VELLEDA, Luciano. Crise do coronavírus escancara desigualdades entre escolas públicas
e privadas no RS. Sul 21. 24 jul. 2020. Disponível em: https://www.sul21.com.br/ultimasnoticias/
geral/2020/07/crise-do-coronavirus-escancara-desigualdades-entre-escolaspublicas-
e-privadas-no-rs/. Acesso em: 25 jul. 2020.
VIEIRA, Bárbara Muniz. Ensino à distância faz desigualdade ficar 'escandalosa', diz avó
de aluno que não consegue estudar por falta de equipamentos em SP. G1. 21 maio 2020.
Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/05/21/ensino-a-distanciafaz-
desigualdade-ficar-escandalosa-diz-avo-de-aluno-que-nao-consegue-estudar-porfalta-
de-equipamentos-em-sp.ghtml. Acesso em: 10 jul. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Haide Maria Hupffer, Gustavo da Silva Santanna
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyrights for any articles published in the journal are given to the author and RDFD with first publication rights granted to the Journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, for educational and other non-commercial purposes in accordance with the creative commons.