INFOEXCLUÍDOS E DIREITO À EDUCAÇÃO

A FACE CRUEL DA DESIGUALDADE EXPOSTA DURANTE A COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v27i32073

Resumo

Uma série de estudos mostram a desigualdade no acesso às tecnologias de informação e comunicação entre classes sociais e entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Dada a relevância do acesso à internet no cenário de isolamento social imposto pela Covid-19 com a paralisação das aulas presenciais, objetiva-se discutir o acesso à internet como direito humano fundamental para a concretização do direito de acesso à educação, para que alunos de escolas públicas e privadas brasileiras possam ter igualdade de oportunidades e igualdade de acesso à educação e aos benefícios da rede mundial de computadores. Trata-se de uma pesquisa descritiva, apoiada no método dedutivo e dialético, com amparo na literatura e nas informações de organismos internacionais e nacionais. Neste contexto, conclui-se que a Covid-19 expôs a face cruel da desigualdade social e de acesso à internet, o que refletirá dramaticamente no futuro das crianças e jovens excluídos do sistema educacional, por não disporem de internet de qualidade e computadores para exercerem o direito à educação. Tais questões sustentam que, uma parcela significativa da população estudantil brasileira está refém do descaso da área de educação federal, estadual e municipal. Razão pela qual o presente estudo se posiciona no sentido de o direito de acesso à internet constar do rol de direitos sociais para que todos possam ter igualdade de oportunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Haide Maria Hupffer, Universidade Feevale

Pós-Doutora em Direito pela UNISINOS. Doutora em Direito pela Unisinos.

Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental e no curso de Direito da Universidade Feevale.

Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/Feevale: Direito e Desenvolvimento

Gustavo da Silva Santanna, Complexo de Ensino Superior Meridional - IMED

Doutor em Direito pela UNISINOS. Mestre em Direito pela UNISINOS. Docente do curso de Direito do Complexo de Ensino Superior Meridional - IMED/Porto Alegre. Professor convidado da especialização em Direito do Estado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor convidado da especialização em Direito Digital da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor convidado da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. Procurador do Município de Alvorada/RS.

Referências

ÁLVARES, Clara-Luz. Internet y Derechos Fundamentales. México: Porrua, 2011.

BANCO MUNDIAL. Acesso a atividades escolares no Brasil durante a Pandemia com

base na PNAD COVID-19 - julho a novembro de 2020. Publicado em: maio/2021.

Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/wp-content/uploads/2021/07/Acesso-a-

Atividades-Escolares-no-Brasil-Durante-a-Pandemia-com-Base-na-PNAD-COVID-19-

Julho-a-Novembro-de-2020.pdf Acesso em: 17 jul. 2021.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

Acesso em: 15 jul. 2021.

BRASIL. Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm. Acesso em: 15 jul. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.965 de 23 de abril de 2014a. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em: 08

jul. 2020.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e

Tecnologia da Informação. eMAG Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico.

Brasília: MP, SLTI, 2014b. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/ptbr/

acessibilidade-digital/eMAGv31.pdf. Acesso em: 08 jul. 2020.

BRASIL. Decreto nº 9.319 de 21 de março de 2018a. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9319.htm. Acesso em:

jul. 2020.

BRASIL. Decreto nº 9.612 de 17 de dezembro de 2018b. Dispõe sobre políticas públicas

de telecomunicações. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-

/2018/Decreto/D9612.htm. Acesso em: 12 jun. 2019.

BRASIL. Senado Federal. Proposta de Emenda à Constituição n° 8, de 2020.

Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/141096.

Acesso em: 13 jul. 2020.

CAFARDO, Renata. Desigualdade, um dos maiores problemas. Bem Paraná. 05 maio

Disponível em: https://www.bemparana.com.br/noticia/desigualdade-um-dosmaiores-

problemas-968#.Xx8-uJ5KjIV. Acesso em: 10 jul. 2020.

CAPETTI, Pedro; GARCIA, Karen. Ao menos 5,7 milhões de informais não têm internet,

uma barreira para distribuição do auxílio emergencial. O Globo. 29 abr. 2020. Disponível

em: https://oglobo.globo.com/economia/ao-menos-57-milhoes-de-informais-nao-teminternet-

uma-barreira-para-distribuicao-do-auxilio-emergencial-24400172. Acesso em 30

jun. 2020.

CARA, Daniel. Apagão educacional: alunos da rede pública vivem sensação de que 2020

será um ano perdido. [Entrevista cedida à]. Jornal Nacional. 25 maio 2020. Disponível

em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/05/25/apagao-educacional-alunosda-

rede-publica-vivem-sensacao-de-que-2020-sera-um-ano-perdido.ghtml. Acesso em: 14

jul. 2020.

CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. 9. ed. São

Paulo: Paz e Terra, 2006.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE

DA INFORMAÇÃO (CETIC.BR). Resumo Executivo. Pesquisa TIC Educação 2019.

Disponível em:

https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123090925/resumo_executivo_tic_edu_20

pdf Acesso em: 15 jul. 2021.

COVID - Brasil ultrapassa marcas de 90 mil mortes e 2,5 milhões de casos. 29 jul. 2020.

Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimasnoticias/

redacao/2020/07/29/coronavirus-covid-19-casos-mortos-29-julho.htm . Acesso

em: 29 jul. 2020.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O

DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE

DA INFORMAÇÃO (CETIC.BR). Três em cada quatro brasileiros já utilizam a Internet,

aponta pesquisa TIC Domicílios 2019. 29 maio 2020. Disponível em:

https://www.cetic.br/pt/noticia/tres-em-cada-quatro-brasileiros-ja-utilizam-a-internetaponta-

pesquisa-tic-domicilios-2019/. Acesso em: 19 jun. 2020.

DAVID, Ricardo Santos. ENEM em tempos de pandemia: Uma análise do discurso

governamental. EcoDebate, 29 jul. 2020. Disponível em:

https://www.ecodebate.com.br/2020/07/29/enem-em-tempos-de-pandemia-uma-analisedo-

discurso-governamental/ . Acesso em: 29 jul. 2020.

ESPANHA. Ley 11, de 22 de junio de 2007. Acceso electrónico de los ciudadanos a los

Servicios Públicos. Disponível em: https://www.boe.es/boe/dias/2007/06/23/pdfs/A27150-

pdf. Acesso em: 12 jul. 2020.

ESPANHA. Orden TFP/303/2019, de 12 de marzo de 2019. Disponível em:

https://www.boe.es/diario_boe/txt.php?id=BOE-A-2019-3910. Acesso em. 11 jul. 2020.

FERNÁNDEZ, José Julio; SANJURJO, Vicente A. Acceder o no acceder: esa é la

cuestión. In: HUESO, Lorenzo Coutinho; TORRIJOS, Julián Valero (Coord.).

Administración electrónica: la ley 11/2007, de 22 de junio, de acceso electrónico de los

ciudadanos a los Servicios Públicos y los retos jurídicos del e-gobierno en España.

Valencia: Tirant to Blach, 2010. p. 263-290.

FERRAJOLI, Luigi. A democracia através dos direitos: o constitucionalismo garantista

como modelo teórico e como projeto político. Tradução de Alexander Araujo de Souza.

São Paulo, SP: Thomson Reuters, 2015. E-book. Disponível em:

https://proview.thomsonreuters.com/title.html?redirect=true&titleKey=rt%2Fmonografias%

F103713630%2Fv1.8&titleStage=F&titleAcct=ia744d7790000016b9977bd19ff3d353d#sl

=0&eid=5c1977244b2eeaf5fe1fafda14bb122c&eat=a-

&pg=&psl=e&nvgS=false>. Acesso em: 09 jul. 2020.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). 2021a. Cenário da

Exclusão Escolar no Brasil - Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19

na Educação. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-daexclusao-

escolar-no-brasil.pdf . Acesso em: 15 jul. 2021.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). 2021b. Redes

municipais de educação apontam internet e infraestrutura como maiores

dificuldades enfrentadas em 2020, mostra pesquisa Undime. Disponível em:

https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/redes-municipais-de-educacaoapontam-

internet-e-infraestrutura-como-maiores-dificuldades-enfrentadas-em-2020

Acesso em: 15 jul. 2021.

GUTERRES, António. Discursou na abertura do encontro de ministros durante o

Fórum Político de Alto Nível sobre os ODSs. 14 jul. 2020. Disponível em:

https://news.un.org/pt/story/2020/07/1720061. Acesso em: 14 jul. 2020.

GUTIÉRREZ, Rubén Martínez. Administración pública electrónica. Pamplona:

Thomson Reuters, 2009.

HARTMANN, Marcel; BOFF, Tiago. Aulas a distância aumentam fosso entre escolas

públicas e particulares. Gaúcha ZH. 17 maio 2020. Disponível em:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2020/05/aulas-a-distanciaaumentam-

fosso-entre-escolas-publicas-e-particulares-ckabhvddv006l015nlc5sjrpe.html.

Acesso em: 10 jul. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). PNAD Contínua

TIC 2018: Internet chega a 79,1% dos domicílios do país. 29 abr. 2020. Disponível em:

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-denoticias/

releases/27515-pnad-continua-tic-2018-internet-chega-a-79-1-dos-domicilios-dopais

. Acesso em: 20 jun. 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO

TEIXEIRA (INEP). Sinopse Estatística do ENEM 2018. Disponível em:

http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-do-enem. Acesso em: 14 jul.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO

TEIXEIRA (INEP). Sinopse Estatística do ENEM 2019. Disponível em:

http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-do-enem. Acesso em: 14 jul.

JORGE, Sónia. Quase metade da população global ainda não está online. ONU News. 14

jul. 2020. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/07/1720021. Acesso em: 14 jul.

FERREIRA, Arnaldo. Mais de 70% dos alunos não têm acesso à internet em isolamento.

Gazeta de Alagoas. 29 maio 2020. Disponível em:

JOHNS HOPKINS UNIVERSITY (JHU). COVID-19 Dashboard by the Center for

Systems Science and Engineering (CSSE) at Johns Hopkins University (JHU).

Publicado em: 15 jul. 2021. Disponível em:

https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/dashboards/bda7594740fd40299423467b48e9e

cf6 Acesso em: 15 jul. 2021.

JORGE, Sónia. Quase metade da população global ainda não está online. ONU News. 14

jul. 2020. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/07/1720021. Acesso em: 14 jul.

LIMA, Marcela Catini de. Eficácia e efetividade do Direito à Educação enquanto Direito

Fundamental Social à Luz da Constituição de 1988. Revista Direitos Fundamentais &

Democracia, v. 7, n. 7, p. 352-358, jan. /jun. 2010. Disponível em:

https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/87/86. Acesso em:

ago. 2020.

MAIA, Gretha Leite. A Resistência à efetivação dos Direitos Fundamentais no Brasil.

Revista Direito Público, Porto Alegre, v. 12, n. 68, p. 190-204, mar./abr. 2016. Disponível

em: https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/2391/pdf>.

Acesso em: 14 jul. 2020.

MIRANDA, Jorge. Manual de direito constitucional. Tomo IV. 4. ed. Coimbra: Coimbra,

MONTARROYOS, Heraldo Elias de Moura. Programa de Pesquisa sobre os Direitos

Humanos relacionados com o Direito à Educação: a contribuição dos trabalhos de pósgraduação

da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, entre

-2018. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, v. 24, n. 2, p. 283-314,

maio/ago., 2019. DOI: 10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v24i21441. Disponível em:

https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/1441/592. Acesso

em: 28 ago. 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). 2015. Transformando Nosso Mundo:

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em:

https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em:

jul. 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). 202º. Número de casos - 27 de agosto

de 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19 . Acesso em: 27 ago. 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA

(UNESCO). Global Education Monitoring Report 2020. Inclusion and education: All

Means All. Paris: UNESCO, 2020. Disponível em:

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373718/PDF/373718eng.pdf.multi. Acesso

em: 14 jul. 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DA SAÚDE (OMS). COVID-19 (doença causada

pelo novo coronavírus). 28 jul. 2020. Disponível em:

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&

Itemid=875 . Acesso em: 29 jul. 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). 2021a. Pandemia torna difícil atingir

fome zero até 2030. Publicado em: 12 jul. 2021. Disponível em:

https://news.un.org/pt/story/2021/07/1756452 Acesso em: 15 jul. 2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). 2021b. Um terço dos países não tem

medidas para ajudar alunos afetados pelo encerramento das escolas. Publicado em:

jul. 2021. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/07/1756542 Acesso em: 15

jul. 2021.

PÉREZ LUÑO, Antonio-Enrique. Derechos Humanos, Estado de Derecho y

Constitución. 9. ed. Madrid: Tecnos, 2005.

RIO GRANDE DO SUL. Governo do Estado. Internet patrocinada está disponível para

alunos e professores da Rede Estadual. Disponível em:

https://estado.rs.gov.br/internet-patrocinada-esta-disponivel-para-alunos-e-professoresda-

rede-estadual . Acesso em: 28 ago. 2020.

SARLET, Ingo Wolfgang. Teoria Geral dos Direitos Fundamentais. In: SARLET, Ingo

Wolfgang; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel (Org.). Curso de direito

constitucional. 8. ed. São Paulo Saraiva, 2018.

TAKAHASHI, Tadao (Org.). Sociedade da informação: livro verde. Brasília: Ministério da

Ciência e Tecnologia, 2000.

UNITED NATIONS HUMAN RIGHTS (UNHR). Human Rights Council. Report of the

Special Rapporteur on the promotion and protection of the right to freedom of

opinion and expression, Frank La Rue. 16 may 2011. Disponível em:

https://www2.ohchr.org/english/bodies/hrcouncil/docs/17session/A.HRC.17.27_en.pdf.

Acesso em: 04 jul. 2020.

UNITED NATIONS. Report of the Secretary-General: Roadmap for Digital Cooperation.

June 2020. Disponível em: https://www.un.org/en/content/digital-cooperationroadmap/

assets/pdf/Roadmap_for_Digital_Cooperation_EN.pdf. Acesso em: 14 jul. 2020.

VELLEDA, Luciano. Crise do coronavírus escancara desigualdades entre escolas públicas

e privadas no RS. Sul 21. 24 jul. 2020. Disponível em: https://www.sul21.com.br/ultimasnoticias/

geral/2020/07/crise-do-coronavirus-escancara-desigualdades-entre-escolaspublicas-

e-privadas-no-rs/. Acesso em: 25 jul. 2020.

VIEIRA, Bárbara Muniz. Ensino à distância faz desigualdade ficar 'escandalosa', diz avó

de aluno que não consegue estudar por falta de equipamentos em SP. G1. 21 maio 2020.

Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/05/21/ensino-a-distanciafaz-

desigualdade-ficar-escandalosa-diz-avo-de-aluno-que-nao-consegue-estudar-porfalta-

de-equipamentos-em-sp.ghtml. Acesso em: 10 jul. 2020.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

Hupffer, H. M., & Santanna, G. da S. (2022). INFOEXCLUÍDOS E DIREITO À EDUCAÇÃO: A FACE CRUEL DA DESIGUALDADE EXPOSTA DURANTE A COVID-19 . Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 27(3), 95–123. https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v27i32073