ATUAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

como fomentar valores democráticos em tempos de fake news

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25192/ISSN.1982-0496.RDFD.V.29.II.2695

Resumen

O artigo, elaborado a partir da revisão bibliográfica e do método hipotético-dedutivo, versa sobre o problema relacionado à disseminação de informações falsas, que interferem na formação da opinião pública e, consequentemente, na democracia. Observa-se como esse fenômeno toma força neste século XXI e se faz presente nos mais diversos meios, em particular nos eletrônicos, atingindo muitas pessoas e ofuscando o direito à informação. Essa problemática foi observada no cenário político brasileiro, especialmente, em meio ao processo eleitoral de 2018, no qual as fake news marcaram a campanha, levando ao público uma série de valores distorcidos ao invés de propostas coesas e estratégias bem definidas. Nesse sentido, o artigo pontua o papel do professor em guiar seus educandos no universo de informações disponíveis, capacitando-os para, com autonomia, discernir, preservar e valorizar informações confiáveis e comprometidas com os direitos dos cidadãos e a democracia.

Palavras-chaves: democracia; educação; fake news; tecnologias de informação e comunicação.

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Biografía del autor/a

JANAÍNA RIGO SANTIN, UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO e UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - RIO GRANDE DO SUL

Pós Doutorado em Direito Administrativo pela Universidade de Lisboa, Portugal, com bolsa CAPES, pelo período de 8 meses (2011). Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2004). Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Advogada e Professora Titular da faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo. Professora do Mestrado e Doutorado em História da Universidade de Passo Fundo. É colaboradora do Mestrado em Ciências Jurídicas-Econômicas e Desenvolvimento e do Mestrado em Governação e Gestão Pública da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, Angola-África. Pesquisadora gaúcha FAPEERGS 2024/2027.

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Publicado

26-08-2024

Cómo citar

RIGO SANTIN, J. (2024). ATUAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: como fomentar valores democráticos em tempos de fake news. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 29(2). https://doi.org/10.25192/ISSN.1982-0496.RDFD.V.29.II.2695