OS INSTRUMENTOS DE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO CONSELHO TUTELAR NO COMBATE A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

Autores

  • Juliana Paganini Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC
  • André Viana Custódio Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

Adolescente, Criança, Democracia participativa

Resumo

As Constituições brasileiras historicamente excluíram crianças e adolescentes do reconhecimento da condição de sujeito de direitos e obstaculizaram qualquer possibilidade de participação popular na formulação e avaliação das políticas públicas. Com a aprovação da Constituição Federal de 1988, ocorreram algumas mudanças significativas nas práticas políticas exigindo a efetiva participação popular na formulação, execução e avaliação das políticas públicas como forma de realização da democracia participativa. O objetivo deste artigo é analisar o tema da democracia participativa, identificar os instrumentos de democracia participativa no sistema de garantias dos direitos da criança e do adolescente, e investigar a atuação do Conselho Tutelar no combate a violação dos direitos da criança e do adolescente. O método de abordagem é o dedutivo e o método de procedimento monográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Paganini, Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC

Acadêmica de graduação do Curso de Direito da UNESC, integrante do Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito (NUPED/UNESC).

André Viana Custódio, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em Direito (CPGD/UFSC), Mestre em Direito (CPGD/UFSC), Graduado em Direito (UFSC), Professor nos Programas de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Downloads

Publicado

15-08-2011

Como Citar

Paganini, J., & Custódio, A. V. (2011). OS INSTRUMENTOS DE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO CONSELHO TUTELAR NO COMBATE A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 9(9), 278–291. Recuperado de https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/143