TRABALHO E POLÍTICA. A ORGANIZAÇÃO DO SUJEITO COLETIVO. REFERÊNCIAS CULTURAIS DO MOMENTO.
DOI:
https://doi.org/10.25192/ISSN.1982-0496.RDFD.V.28.N.II.2689Abstract
Por ocasião da visita de Angela Davis à Espanha, houve um interesse lógico em reconhecer no pensamento e na ação da teoria crítica uma série de indícios sobre a subjetividade política capaz de pensar uma alternativa mundial ao sistema capitalista e sua capacidade de governo global, uma reflexão que teria alguma aplicação imediata no debate cultural e nas ideias que ocorrem entre nós. Em entrevista concedida a El Salto por María Colera Intxausti, o cerne da questão estava no que Nancy Fraser chamou de dissociação da chamada 'política de identidade' da política de classe", o que gerou uma luta por reconhecimento, em vez de redistribuição, com um deslocamento do sujeito coletivo para um individualizado, ao que a entrevistada respondeu que o que considerava "mais problemático" sobre as políticas de identidade era "a forma como muitas vezes as identidades são naturalizadas e não são consideradas como um produto da luta política, de modo que não se situam em relação às lutas de classes e antirracistas”, enquanto baseadas em experiências históricas relevantes das lutas raciais do final dos anos 1960 e início dos anos 1970.
Downloads
References
DURAND, Cédric. “The Workers Have Not Europe”, Catalyst Journal, Vol. 1 núm. 4 winter 2018, https://catalyst-journal.com/vol1/no4/the-workers-have-no-europe, última visita 22-11-2018.
FILIGRANA, Pastora. “La clase obrera ya está rota”, CTXT, Revista contexto, 8-8-2018, en http://ctxt.es/es/20180808/Firmas/21149/Pastora-Filigrana-Garcia-diversidad-clase-lucha.htm.
INTXAUSTI, Maria Colera. Angela Davis: “Raza, género y clase son elementos entrelazados”, disponível em https://www.elsaltodiario.com/hemeroteca-diagonal/angela-davis-raza-genero-y-clase-son-elementos-entrelazados, última visita 22-11-2018.
BERARDI,“Bifo” Franco. Fenomenología del fin. Sensibilidad y mutación conectiva. Caja Negra, Buenos aires, 2017.
ORTEGA, Javier. Entrevista le realiza en Dialogados, 16-08-2018, que se puede consultar en http://dialogados.com/unai-sordo-es-mas-facil-romper-un-atomo-que-un-prejuicio-en-espana-los-sindicatos-son-unos-grandes-incomprendidos/, última visita 22-11-2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Antonio Baylos; Andréa Arruda Vaz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyrights for any articles published in the journal are given to the author and RDFD with first publication rights granted to the Journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, for educational and other non-commercial purposes in accordance with the creative commons.