LES VOIES LÉGISLATIVES ET JURIDICTIONNELLES D'ACCÈS AU SYSTÈME D'ÉDUCATION DE BASE ET DE PERMANENCE POUR LES PERSONNES HANDICAPÉES AU BRÉSIL
DOI:
https://doi.org/10.25192/ISSN.1982-0496.RDFD.V.28.N.II.2682Resumen
Cet article a pour but d'exposer de quelle façon legislative l'éducation de base au Brésil est passée d'un système à concept d’intégration à celui d’un concept d’inclusion. Il est à noter que le droit à l'éducation est un droit fondamental de chacun sans discrimination et qu'il est garanti par la constitution brésilienne de 1988. Or, l'accomplissement de ce droit dépend de la mise en œuvre des politiques publiques de l’État. Cependant, il ne suffit pas que l'enseignement de base soit contrôlé par l’Etat ou que les écoles publiques acceptent d’accueillir des enfants handicapés. Il faut aussi développer et appliquer une politique d'éducation et des moyens pédagogiques qui non seulement puissent garantir l’accès, mais aussi la permanence des élèves handicapés dans le milieu scolaire inclusif.
Descargas
Citas
AGÊNCIA Senado. Comissões debatem inclusão social de estudantes com deficiência. Senado notícias, Brasília, 08 mai. 2023. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/05/08/comissoes-debatem-inclusao-social-de-estudantes-com-deficiencia. Acesso em: 4 jul. 2023.
BARBOSA-FOHRMANN, A. P. Do modelo médico ao modelo intermediário: uma reflexão teórico-prática sobre a inclusão de pessoas com deficiência. In: BARBOSA-FOHRMANN, A. P.; VIVAS-TESÓN, I. (Orgs.). Cruzando Fronteiras: Perspectivas Transnacionais e Interdisplinares dos Estudos de Deficiência. Porto Alegre: Editora Fi, 2020, p. 23-43.
BARBOSA-FOHRMANN, A. P.; ANGELICA, T. C. S. Crianças com deficiência e o acesso à educação fundamental no Brasil: inclusão ou integração? Uma análise a partir do direito constitucional. Revista Pensar, Fortaleza, v.19, n.1, p. 9-34, 2014.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 04 jul.2023.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 4 jul. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=L9394&text=Estabelece%20as%20diretrizes%20e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.&text=Art.%201%C2%BA%20A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20abrange,civil%20e%20nas%20manifesta%C3%A7%C3%B5es%20culturais. Acesso em: 4 jul. 2023.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6949.htm. Acesso em: 4 jul. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 4 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. PNEE: Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida/ Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. Brasília: Ministério da Educação. SEMESP. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 17 mai. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2018. Brasília: Inep, 2019.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade 5357. Ação direta de inconstitucionalidade. Medida cautelar. Lei 13.146/2015. Estatuto da pessoa com deficiência. Ensino inclusivo. Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Indeferimento da medida cautelar. Constitucionalidade da lei 13.146/2015 (arts. 28, § 1º e 30, caput , da lei nº 13.146/2015). Relator: Min. Luis Edson Fachin, 4 de agosto de 2015. Disponível em: http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=12012290. Acesso em: 4 jul. 2023.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade 6590. Relator: Min. Dias Toffoli, 6 de outubro de 2020. Disponível em: http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=6036507. Acesso em: 4 jul. 2023.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental 751. Relator: Min. Dias Toffoli. Brasília, 23 de outubro de 2020. Disponível em: http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=6021086. Acesso em: 4 jul. 2023.
BRASIL. Decreto 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida Presidência da República. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10502.htm. Acesso em: 4 jul. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília: Inep, 2022.
BRASIL. Decreto 11.370, de 01 de janeiro de 2023. Revoga o Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020, que institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20232026/2023/decreto/D11370.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%2011.370%2C%20DE%201%C2%BA,Aprendizado%20ao%20Longo%20da%20Vida. Acesso em: 4 jul. 2023.
COMITE des droits des personnes handicapées. Observation générale nº 4 (2016) sur le droit à l’éducation inclusive. Genebra, United Nations, 2016.
FÁVERO, E. A. G. Direitos das Pessoas com Deficiência: Garantia de Igualdade na Diversidade. Rio de Janeiro: Wva, 2004.
FERRARO, A. R.; KREIDLOW, D. Analfabetismo no Brasil: configuração e gênese das desigualdades regionais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.29, n.2, p. 179-200, 2004.
FERREIRA, W. B. 20 anos depois de Salamanca... Onde estamos e para onde vamos? Poíesis Pedagógica, Goiânia, v.13, n.1, p. 87‐106, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1983.
GRAU, E. R. L’évolution du contrôle de constitutionnalité au Brésil. Cahiers du Conseil constitutionnel, Paris, v.26, dossier: tribunal fédéral suprême du brésil, 2009. Disponível em: https://www.conseil-constitutionnel.fr/nouveaux-cahiers-du-conseil-constitutionnel/l-evolution-du-controle-de-constitutionnalite-au-bresil
LANNA JÚNIOR, M. C. M. (Comp.). História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.
MANTOAN, M. T. E. Igualdade e Diferenças na Escola: Como Andar no Fio da Navalha. Revista Inter Ação, 31(2), p. 185–196, 2007.
OMOTE, S. A construção da inclusão: uma perspectiva histórica. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade, Santo André, v.1, n.1, p. 17-32, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/revincluso/article/view/608. Acesso em 21 abr. 2023.
PRIETO, R. G. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: ARANTES, V. A. (Org.), Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006, p. 31-73.
ROSANVALLON, P. La contre-démocratie. La politique à l’âge de la défiance. Paris: Gallimard, 2006.
ROSANVALLON, P. Le décentrement des démocraties. Esprit 347, p. 46-61, 2008.
SIFUENTES, M. Direito Fundamental à Educação: A Aplicabilidade dos Dispositivos Constitucionais. Porto Alegre: Núria Fabris Editora, 2009.
SALES, G. B.; SARLET, I. W. O princípio da igualdade na Constituição Federal de 1988 e sua aplicação à luz da Convenção Internacional e do Estatuto da Pessoa com Deficiência. In: MENEZES, J. B. (Org.). Direito das pessoas com deficiência psíquica e intelectual nas relações privadas - Convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência e Lei Brasileira de Inclusão. Rio de Janeiro: Processo, 2016, p. 131-160.
SASSAKI, R. K. Vida independente: história, movimento, liderança, conceito, filosofia e fundamentos. São Paulo: RNR, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ana Paula Barbosa-Fohrmann, Alessandra Moraes de Sousa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da RDFD com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.