DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Autores/as

  • Ana Elise Cardoso Inácio Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Palabras clave:

Democracia. Educação. Ensino Superior.

Resumen

Tendo em vista que a educação é um direito fundamental e consta como tal no ordenamento jurídico brasileiro, pressupõe-se que a mesma deveria abranger toda a sociedade, proporcionando oportunidades aos cidadãos em ter um país mais democrático. Percebemos, porém que tais questões são mais bem desenvolvidas no papel do que na prática, já que a realidade do ensino brasileiro é bastante defasada e com problemas como a qualidade, eficácia e eficiência do ensino. Tendo como foco tais problemáticas esse artigo propõe um diálogo e uma discussão sobre a crise do ensino superior brasileiro. Tal problemática está diretamente vinculada a questão da
democracia, já que a educação e o ensino de qualidade acabam proporcionando melhorias em demais campos sociais que vão desde a saúde pública a questões do exercício efetivo da democracia através do voto.

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Biografía del autor/a

Ana Elise Cardoso Inácio, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Publicado

04-12-2008

Cómo citar

Inácio, A. E. C. (2008). DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: PARÂMETROS PARA A COMPREENSÃO DA CRISE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 4(4). Recuperado a partir de https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/217

Número

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